União Química conclui 1º lote da Sputnik V e vai exportar para outros países

No Brasil, Anvisa ainda não deu aval para o uso do imunizante russo
-Publicidade-
Vacina Sputnik V | Foto: Reprodução
Vacina Sputnik V | Foto: Reprodução

A farmacêutica União Química vai apresentar amanhã, 20 de maio, o primeiro lote da vacina Sputnik V produzida no Brasil. Até agora, a Anvisa não concedeu aval para o uso do imunizante e, por isso, as doses serão exportadas para países da América Latina.

O imunizante foi envasado na unidade que fica em Guarulhos, na Grande São Paulo. O insumo farmacêutico ativo (IFA) veio da Rússia e o envase foi feito em território brasileiro. Mais detalhes serão dados em coletiva de imprensa.

Leia mais: “Anvisa recebe pedido de uso emergencial de nova vacina chinesa”

-Publicidade-

A expectativa do laboratório brasileiro é produzir, em breve, o IFA totalmente em sua unidade no Distrito Federal, sem a necessidade de importar a matéria-prima da vacina.

Na CPI da Covid, em 11 de maio, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, justificou que a última negativa do pedido de autorização para a importação do imunizante russo se deveu, entre outros pontos, ao fato de a agência não ter recebido um relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e demonstrar que o adenovírus usado para carregar o material genético do coronavírus não é capaz de se reproduzir, causando doenças.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Me parece que os funcionários públicos da Anvisa não vão permitir que um produtor de vacinas privado faça concorrência aos funcionários públicos do Butantan e da Fiocruz, o corporativismo sempre prevalece.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.