publicidade
Coronavírus — Brasil, Brasil

Uso de máscara no DF passa a ser obrigatório a partir de hoje

Para quem não tem condições de adquirir máscaras o governo do Distrito Federal previu no decreto a garantia desse material de proteção em locais que serão informados à população.

Uso de máscaras de proteção nos transportes públicos coletivos do DF

Quem descumprir a exigência poderá ser multado no valor de R$ 2 mil

Uso de máscaras de proteção nos transportes públicos coletivos do DF | Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A partir desta quinta-feira, 30, moradores do Distrito Federal serão obrigados, a usar máscaras. A determinação, publicada em um decreto do governador, Ibaneis Rocha no último dia 23, estabelece a obrigatoriedade do uso em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.

Receba nossas atualizações

A exigência é por tempo indeterminado, enquanto vigorar o estado de emergência no Distrito Federal, previsto no Decreto 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, por conta do novo coronavírus.

Quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado em valor a partir de R$ 2 mil.

Há também sanções penais previstas no Artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa, como detenção de um mês a um ano, além de multa.

A condenação é aumentada em um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Para quem não tem condições de adquirir máscaras o governo do Distrito Federal previu no decreto a garantia desse material de proteção em locais que serão informados à população, segundo informações da Agência Brasil.

No mesmo decreto Ibaneis Rocha determina que comércios e outros estabelecimentos de atividades econômicas não deverão aceitar a presença de pessoas sem o acessório.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Éder Santos
    Éder Santos

    Concordo que todos tem que se precaver e minimizar os riscos, mas, é muita hipocrisia, o povo sem salário (com excessão da casta dos funcionários públicos), sem a ajuda da fome ( R$600,00) e ter que arcar com a compra de máscara ou uma multa de R$2 mil? Claro que ninguém vai pagar. E mais, ainda nem começou a distribuição aos carentes nas rodoviárias e estações do metrô e já está multando. É brincadeira né.

  2. Carlos Lessa
    Carlos Lessa

    As multas vão ser paga de que forma,, vai ser no débito, no boleto ou no cartão de crédito, tem que saber também né ????

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade