Um acidente na mina de Totten, localizada na cidade canadense Sudbury, deixou 39 funcionários da Vale presos no subsolo. De acordo com a empresa, o acidente ocorreu no domingo 26. A companhia informou que as operações de resgate já começaram e que os trabalhadores passam bem. “Todos estão seguros, com acesso à água, a alimentos e a remédios”, comunicou a Vale, em nota. “Os empregados sairão por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio da equipe de resgate”, salientou a companhia.
O porta-voz da mineradora declarou ao jornal Toronto Star que os funcionários estão em diferentes refúgios da mina, localizados entre 900 e 1,2 mil metros de profundidade. Ele também salientou que espera resgatar todos na noite desta terça-feira, 28. Segundo a publicação estrangeira, o sindicato que representa os trabalhadores presos na mina se manifestou otimista com o resgate em segurança dos funcionários. Um dos representantes da entidade afirmou que os trabalhadores estão se comunicando com as equipes de resgate.
O acidente
Um veículo usado para a transferência de empregados saiu do eixo, depois de um incidente em um poço. Segundo a Vale, os empregados estavam no subsolo no momento e imediatamente foram para os postos de refúgio, como parte dos procedimentos normais: “Na tarde de domingo, na mina de Totten, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft (aberturas para a passagem de tubulações) e, com isso, não disponibilizando o meio de transporte dos empregados.”
Leia também: “Uma mina de oportunidades chamada Brasil”, reportagem publicada na Edição 38 da Revista Oeste