Vazamento de dados em 2021 dispara no primeiro semestre, mostra levantamento

Especialista diz que uso da inteligência artificial por criminosos cibernéticos tem tornado a Internet mais perigosa a cada ano
-Publicidade-
Criminosos têm usado a inteligência artificial ter acesso a dados | Foto: CANVA
Criminosos têm usado a inteligência artificial ter acesso a dados | Foto: CANVA | china - inteligência artificial

Mais de 4,6 bilhões de dados foram vazados nos seis primeiros meses de 2021, segundo levantamento feito pela PSafe, empresa responsável por detectar os megavazamentos de informações que afetaram ao menos 200 milhões de brasileiros no início deste ano.

Segundo o estudo, a tendência é que em 2021 sejam ultrapassados os quase 10 bilhões de credenciais vazadas identificadas em 2020, já que há um aumento de 387% em relação a 2019, quando se registrou 1,2 bilhão.

Leia também: “O desastre do megavazamento de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste

-Publicidade-

A empresa avalia que o uso da inteligência artificial por criminosos cibernéticos tem tornado a Internet mais perigosa a cada ano. “Os cibercriminosos conseguiram evoluir 10 anos em apenas seis meses, com o uso da Inteligência Artificial para fins escusos [suspeitos]. No passado, para que uma invasão a um site ocorresse, era necessário que um hacker altamente especializado estudasse as infraestruturas digitais a fundo, procurando brechas de segurança antes de conseguir realizar uma invasão. Hoje, costumamos dizer que os hackers já não invadem mais os sistemas, eles apenas fazem login. De posse das credenciais de acesso, normalmente informações de login e senha vazados, um cibercriminoso basicamente encontra portas escancaradas para suas ações”, diz o CEO da companhia Marco DeMello.

Leia mais: “ANDP investiga vazamento de 223 milhões de CPFs”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. … e somente as urnas eletrônicas de Pindorama são imunes a ataques cibernéticos, portanto absolutamente imunes a fraudes. Ah, eu acredito em duendes e papai noel!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site