publicidade
Brasil

Veja o antes e o depois dos bairros abandonados em Maceió 

Mais de 14 mil imóveis foram abandonados; cerca de 60 mil pessoas precisaram ser realocadas

bairros abandonados em Maceió 
Imóveis foram evacuados em 5 bairros da capital alagoana | Foto: Reprodução/Google Maps

A Defesa Civil de Maceió (AL) afirmou, neste domingo, 3, que apesar da redução no risco de colapso na mina da Braskem, o local permanece em alerta máximo. A região afetada, que equivale a 20% do território da capital alagoana, já afundou 1,69 metro; foram 7,4 centímetros somente nas últimas 24 horas.

+ Leia as últimas notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Além do impacto ambiental, as atividades da mineradora na cidade também provocaram prejuízos sociais e financeiros a uma comunidade de aproximadamente de 60 mil pessoas.

Em nota, a Defesa Civil alertou que, por precaução, a recomendação é clara: “a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização sobre a situação”. Enquanto isso, medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

Confira: “Vídeo mostra avanço de afundamento de solo de mina da Braskem”

Na região, pontos comerciais, escolas, igrejas, casas, prédios e condomínios inteiros foram evacuados, devido às rachaduras nas estruturas também e pelo iminente risco de desabamento. 

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), afirmou, em entrevista à CNN, neste domingo, que a situação na mina da Braskem ainda é crítica. Segundo ele, todas as famílias que moravam perto da mina foram realocadas.

Cidade fantasma

Nos últimos quatro anos, quase 14,5 imóveis foram abandonados nos bairros Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol. Circulam na internet imagens de como eram e como estão as ruas diante deste episódio, que é o maior desastre ambiental urbano em curso no Brasil.

O cenário se parece com o de uma cidade fantasma.

bairros abandonados em Maceió 
Igreja em área de risco sofre deteriorização | Foto: Reprodução/Google Maps
bairros abandonados em Maceió 
Casa abandonada e e com pixação: ‘A dor é imensa, mas ninguém nos tirará nossas lembranças’ | Foto: Reprodução/Google Maps
bairros abandonados em Maceió 
Pontos comercias e casas casas ficaram para trás | Foto: Reprodução/Google Maps
bairros abandonados em Maceió 
Condomínios inteiros viram se perderam pelo risco de desabamento| Foto: Reprodução/Google Maps

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Claudia Araujo de Mello Duarte
    Claudia Araujo de Mello Duarte

    Muito triste o que aconteceu com o descuido das autoridades para evitar que a mineração fosse realizada sem uma fiscalização técnica dos órgãos competentes. Quem sofre são os moradores que foram obrigados a sair de seus lares por uma “compensação financeira pífia. E agora vem os políticos oportunistas querendo ser o paladino da tragédia com pedidos de CPI e de dinheiro público para usar de forma imoral e corrupta.

    1. Marco Polo Gerard Bondim
      Marco Polo Gerard Bondim

      Infelizmente, prezada Cláudia, tudo parece ser assim mesmo como afirmas!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.