publicidade
Brasil

Vendaval deixa 6 Estados em alerta

Aviso vale desta sexta-feira, 17, até o próximo domingo, 19, e prevê risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em plantações

Chuva e vento forte derrubam árvores no Rio
Vendaval: fenômeno é causado por uma área de baixa pressão atmosférica e pode provocar quedas de árvores | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

• O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que representa perigo, para vendaval;
• O aviso vale de sexta-feira 17 a domingo 19;
• Há previsão de rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e
• O fenômeno é causado por uma área de baixa pressão atmosférica e pode provocar quedas de árvores e danos em edificações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 16, um alerta laranja, o que representa perigo, para vendaval. O alerta entra em vigor à 0h desta sexta-feira, 17, e permanece válido até as 23h59 do próximo domingo, 19.

O aviso prevê ventos de 60 km/h a 100 km/h. Áreas de seis Estados estão na rota do alerta:

Receba nossas atualizações

  1. Rondônia;
  2. Mato Grosso;
  3. Mato Grosso do Sul;
  4. Paraná;
  5. Santa Catarina; e
  6. Rio Grande do Sul.

Segundo o Inmet, as rajadas podem provocar queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações.

Leia também: “Parque Nacional do Itatiaia registra menor temperatura do ano

Uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao Jato de Baixos Níveis, provocará a ventania, segundo o Inmet. Esses corredores de ventos fortes atuam na baixa atmosfera e favorecem a formação de tempestades. O sistema também intensifica as rajadas de vento, principalmente no Sul e em parte do Centro-Oeste do país.

Faixa de risco vai de Rondônia ao Sul do País

O aviso inclui o leste de Rondônia, o norte e o sudoeste de Mato Grosso, parte de Mato Grosso do Sul e regiões do oeste do Paraná, do oeste de Santa Catarina e todo o território do Rio Grande do Sul.

Inmet alerta para perigo de vendaval em seis Estados
Ao todo, o alerta alcança centenas de municípios | Foto: Reprodução/Inmet

Entre as áreas afetadas estão o Oeste Catarinense, a Serra Catarinense, o Oeste e o Sudoeste do Paraná, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro e o Noroeste do Rio Grande do Sul, além dos Pantanais e do Centro-Norte de Mato Grosso do Sul.

Inmet orienta população a evitar áreas de risco do vendaval

Em caso de ventos intensos, a orientação do instituto é não se abrigar debaixo de árvores por causa do risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em situações de emergência, o Inmet orienta que a população procure a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

+ Como interpretar notícias do Brasil

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade