Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) estão imitando os norte-americanos e deram início nesta terça-feira, 7, a um acampamento anti-Israel. As primeiras barracas foram montadas às 18h; duas horas depois, sete estavam erguidas, com 50 pessoas acompanhando os discursos pró-Palestina. Às 22h, o número de tendas pulou para 26.
Este é o primeiro protesto desse tipo em uma grande instituição de ensino no Brasil.
Os alunos da USP fizeram um abaixo-assinado em que exigem que a instituição, outras universidades e o governo brasileiro “rompam relações com o Estado de Israel”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os estudantes acusam universidades israelenses de contribuírem para o que eles consideram “o genocídio palestino” e pedem o fim dos convênios com a USP.
As instituições citadas pelos manifestantes são a Universidade de Haifa, a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade Ariel, esta última localizada em um dos maiores assentamentos israelenses na Cisjordânia, considerado “ilegal” pela comunidade internacional.
Leia também: “Protestos contra Israel chegam a universidades do México”
Discursos contra Netanyahu
O acampamento foi montado no vão do prédio de Geografia e História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Os estudantes realizaram discursos em apoio à Palestina, com palavras de ordem contra Israel e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
O movimento é liderado pelo Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino (ESPP), em conjunto com outras organizações estudantis.
A programação antissemita inclui debates e exibição de um filme sobre a Palestina.
Leia também: “Vídeos: violência na Universidade da Califórnia entre grupos contra e pró-Israel”
Preocupação com antissemitismo
Antes do início do protesto, organizações judaicas no Brasil expressaram preocupação com o movimento.
A Federação Israelita do Estado de São Paulo alertou para o risco de as manifestações se tornarem violentas e disseminarem discursos de ódio contra judeus, em reprodução aos discursos dos terroristas palestinos do Hamas.
Só copiam a parte dos EUA que não presta, porque não copiam a parte boa que estuda e trabalha de fato?
Também quero uma Universidade Livre. Livre de comunistas.
Sou favorável ao o quê o Japão fez. Fechou, em todas as universidades públicas, as fefeleche.
Não seria ótimo não gastar dinheiro público com essa gente?
Pela extinção da fefeleche já!
Cambada de beócios.
O aluno enfrenta uma nota de corte entre 70 e 80 para passar na medicina da USP. Na engenharia deve estar entre 65 e 75. Já geografia, história, filosofia e tantas outras do segmento de humanas devem demandar uma nota de corte de 15 para entrar. Vem daí o baixíssimo nível desse pessoal, q não estão ali para estudar, mas sim para fazer política e protestar. Vagabas…
O pior de tudo é que a maioria deles
devem ser descendentes do povo judeus,e são tão idiota que eles me devem saber. Deveriam começar acabando com eles mesmo.
Gostei muita da sugestão de um comentário que sugeriu acabar com esses cursos de humanas nas UF. So serve para sustentar essa turma de inuteis…
Devem ser todos do famoso “FAVELECH”, com os cursos de Humanas da USP que deixaram de produzir seres pensantes já há algumas décadas. Esses cursos inúteis devem ser extinguidos de universidades públicas, pois acaba gerando uma turba de marmanjos maconheiros que ficam muito confortáveis usufruindo de moradia, alimentação, água e luz às nossas custas. Sugestão: manda essa cambada lá pra faixa de Gaza ou para o Irã, para apoiar as verdadeiras ditaduras genocidas que os imbecis tanto amam.
Também, esperar o que da FFLCH? Bando de inúteis parasitas do ensino e moradia públicos..
Esse “movimento” não passa de um grupelho de meia dúzia de vagabundos que absolutamente NÃO representa o corpo discente da USP, de cerca de 95 mil estudantes. É um bandinho de fedorentos da FFLCH, liderados por algum professor filiado ao PSTU ou lixo semelhante. Vejam se existe essas palhaçadas em unidades produtivas da USP, como POLI, FM, ESALQ, EESC…
Estes serão o futuro do Brasil. Mal sabem escrever. Não arrumam suas camas. Não sabem nem usar transporte público. Nos poupe, bando de desocupados.
Bananalandia não tem mais solução! Como diria o Iron Maiden “…run to the Hills, run for your lives…..”
Um bando de inúteis e parasitas. Esses são o futuro do País. Lixarada.
É realmente muito triste a imensa mediocridade que impera no Brasil nos mais diversos níveis. Os que estão ali não sabem provavelmente onde se localiza a Palestina e nem mesmo os problemas históricos entre judeus e árabes. Oportunismo político e miséria moral destes dirigentes que transformam em massa de manobra estudantes mal formados e fracos intelectualmente.
Esses titios metidos a estudante, são um antro de vagabundos.
Alguém em sã consciência jogue uma bomba e metralha essa corja de terroristas.
Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, da USP sempre foi apenas um antro infestado por comunistas imbecilizados. Pedem fim de convênios de universidades israelenses com a USP, mas certamente esses convênios não devem interessar aos comunistas de “humanas”, devem ser importantes para as áreas de verdadeiras ciências, engenharia e outras áreas que não formam militantes petistas, áreas realmente importantes para o desenvolvimento do país. Esses cretinos deveriam partir da conversa fiada e irem para a Palestina lutarem contra Israel e deixarem o Brasil em paz.
É simples. Israel deve parar de ajudar essas universidades esquerdistas, logo, acaba com essa farra desses bandos de não faz nada, a qual nós, pagadores de impostos, sustentam também esses vagabundos a estudarem de graça. A UNE deve ser extinguida imediatamente.
Os argentinos sempre tiveram razão; Macaquitos! Não podem ver um movimento dos “desenvolvidos” que logo imitam. Um desastre intelectual.
Melhor comentário já visto aqui!
Idiotas úteis! Esse delinquentes precisam ser identificados e processados.
Estudantes que nao estudam
Agua neles
ESSES PSEUDO ESTUDANTES SÃO APOIADORES DE TERRORISTAS QUE MATAM BEBES, CRIANÇAS E MULHERES GRÁVIDAS!!! ESSES ESTUDANTES SÃO GENOCIDAS!!!!!