O ator vietnamita-americano Ke Huy Quan, também conhecido como Jonathan Ke Quan, revelou numa reportagem da revista Empire que só aceitou entrar para o elenco do filme de ação Amor Bandido depois de ser convencido por Steven Spielberg. Caso o leitor esteja sendo traído pela memória, Ke Quan é a estrela de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022), pelo qual recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Ocorre que o ator, que hoje está com 53 anos de idade, conhece e tem Steven Spielberg como seu mentor desde os 13 anos. Em 1984, Ke Quan fez uma pequena participação em Indiana Jones e o Templo da Perdição, dirigido por Spielberg. O cineasta gostou tanto do menino, que logo no ano seguinte o chamou para fazer Richard “Data” Wang em Os Goonies, um clássico juvenil dos anos 1980 produzido por Steven Spielberg e com direção de Richard Donner.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
De acordo com a reportagem, Jonathan Ke Quan passou anos fantasiando estrelar um filme de ação. Mesmo antes de ter se formado em cinema pela Universidade da Califórnia, ele já era mestre em artes marciais. Até que um dia ele foi procurado por Jonathan Eusebio, famoso dublê da série John Wick, que agora faz sua estreia como diretor em Amor Bandido, da Universal Pictures. Ke Quan leu o roteiro, no qual o papel principal seria seu, e o desejo era aceitar o convite na mesma hora. Mas o ator contou ter rejeitado algumas vezes antes de Steven Spielberg convencê-lo do contrário.
Spielberg: “Ke, é ótimo. Faça”
“Quando li o reiro, pensei: ‘Espere, isso não é para mim'”, disse Ke Quan na entrevista. O ator contou que ficou muito confuso, já que na sua cabeça personagens como aquele só eram escritos para atores como Jason Statham e que um astro de ação precisava se parecer com The Rock, Stallone ou Schwarzenegger. “Não achei que alguém parecido comigo pudesse estrelar esse papel.” Até que os produtores de Amor Bandido fizeram uma nova tentativa e o convidaram para um evento no qual estaria presente Steven Spielberg. Jonathan Ke Quan revela que os produtores já tinham uma material impresso do filme e ele estava representado como o personagem principal. Durante o evento, ele conversou com Spielberg e eles marcaram um almoço. No encontro, Ke Quan contou toda a história e lhe mostrou o material do estúdio. “Ke, é ótimo. Faça”, disse Spielberg.
Na trama, Jonathan Ke Quan faz o corretor de imóveis Marvin Gable, que tenta a todo custo esconder seu passado criminoso vivendo nos subúrbios de Milwaukee. Certo dia, no entanto, ele recebe uma mensagem de sua ex-parceira de crime, Rose (Ariana DeBose), que ele acreditava estar morta por sua causa. Marvin então se vê obrigado a encarar os fantasmas do passado e novamente se juntar a Rose em uma missão que envolve assassinos cruéis. Amor Bandido tem previsão de estreia no Brasil para o dia 20 de fevereiro.