Depois de 136 anos, uma das obras mais emblemáticas do pintor Vincent van Gogh retorna à cidade onde foi criada. O quadro Noite Estrelada Sobre o Ródano estará disponível para visitação na exposição Van Gogh e as Estrelas em Arles, cidade localizada no sul da França.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Esta é a primeira vez que a pintura de Van Gogh volta ao local de sua inspiração original em 1888, marcando um momento significativo na história da arte. Uma imponente exposição dedicada à obra está programada para inaugurar no dia 1° de junho, celebrando a conexão entre o artista e o cenário que o inspirou.
O retorno da obra Noite Estrelada Sobre o Ródano à sua “cidade de origem” se dá em comemoração ao 150º aniversário do movimento impressionista. A ação é realizada pela Fundação Van Gogh, com apoio do Museu d’Orsay, que emprestará o quadro.
Leia também: “A relação entre Van Gogh e o Dia Mundial do Transtorno Bipolar”
O artista pintou o quadro, que é uma de suas obras mais conhecidas mundialmente, às margens do Rio Ródano, durante sua estadia na cidade de Arles em 1888. Agora, a pintura ficará no local em exposição até 8 de setembro deste ano.
A exposição Van Gogh e as Estrelas irá mergulhar no fascínio do século XIX pela astronomia, explorado por artistas e estudiosos da época. Também serão expostas obras outros artistas, como Edvard Munch, Robert Delaunay, Kasimir Malevitch, Georgia O’Keeffe, Helen Frankenthaler, Gustave Doré, Vassily Kandinsky e Jean-François Millet.
O objetivo da exposição, em homenagem ao movimento expressionista na arte, é demonstrar e ilustrar o fascínio comum desses pintores pelo “universo” durante esse período artístico e intelectualmente vibrante.
Van Gogh e suas obras
Em dois anos, o artista pintou 200 quadros. Estima-se que, em toda a sua carreira, tenha produzido mais de 800 telas.
O artista teve o seu trabalho reconhecido somente depois de sua morte. Enquanto estava vivo, vendeu apenas um quadro.
Conheça algumas de suas obras mais famosas: