Dados divulgados nesta terça-feira, 15, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat) mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro registrou crescimento de 0,3% no quarto trimestre do ano passado. A base de comparação é o terceiro trimestre de 2021.
O resultado veio em linha com as expectativas dos analistas do mercado consultados pelo The Wall Street Journal. O desempenho da economia do bloco já havia sido anunciado em um relatório preliminar, que foi confirmado hoje.
Em relação ao mesmo período de 2020, o PIB do bloco avançou 4,6% nos três últimos meses do ano passado, também de acordo com as estimativas.
Durante todo o ano de 2021, a economia da Zona do Euro fechou com expansão de 5,2%, na comparação com o ano anterior.
O país que teve o maior crescimento no trimestre passado é a Espanha (2% em relação ao mesmo período de 2020), seguida por Portugal (1,6%) e Suécia (1,4%).
Os que tiveram os piores resultados, com retração trimestral, foram Áustria (-2,2%) e Alemanha (-0,7%).
No início de fevereiro, como noticiado por Oeste, a Eurostat informou que as vendas do comércio varejista na Zona do Euro recuaram 3% em dezembro, na comparação com novembro do ano passado.
A retração do varejo na Zona do Euro foi maior do que o esperado por analistas do mercado. A projeção era um recuo bem menor, de 0,5%.
Na base anual de comparação, as vendas do varejo tiveram uma expansão de 2% em dezembro de 2021.