publicidade
Economia

Agência da UE confirma crescimento do PIB da Zona do Euro

No quarto trimestre, economia do bloco avançou 0,3%; em relação ao mesmo período de 2020, alta foi de 4,6%

Europa União Europeia acordo Mercosul
Bandeira da União Europeia | Foto: Canva

Dados divulgados nesta terça-feira, 15, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat) mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro registrou crescimento de 0,3% no quarto trimestre do ano passado. A base de comparação é o terceiro trimestre de 2021.

O resultado veio em linha com as expectativas dos analistas do mercado consultados pelo The Wall Street Journal. O desempenho da economia do bloco já havia sido anunciado em um relatório preliminar, que foi confirmado hoje.

Receba nossas atualizações

Em relação ao mesmo período de 2020, o PIB do bloco avançou 4,6% nos três últimos meses do ano passado, também de acordo com as estimativas.

Durante todo o ano de 2021, a economia da Zona do Euro fechou com expansão de 5,2%, na comparação com o ano anterior.

O país que teve o maior crescimento no trimestre passado é a Espanha (2% em relação ao mesmo período de 2020), seguida por Portugal (1,6%) e Suécia (1,4%).

Os que tiveram os piores resultados, com retração trimestral, foram Áustria (-2,2%) e Alemanha (-0,7%).

No início de fevereiro, como noticiado por Oeste, a Eurostat informou que as vendas do comércio varejista na Zona do Euro recuaram 3% em dezembro, na comparação com novembro do ano passado.

A retração do varejo na Zona do Euro foi maior do que o esperado por analistas do mercado. A projeção era um recuo bem menor, de 0,5%.

Na base anual de comparação, as vendas do varejo tiveram uma expansão de 2% em dezembro de 2021.

Relacionadas

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade