O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 8, que a redução de imposto de importação anunciada pelo Brasil vai na direção correta, ainda que seja temporária e moderada.
Na semana passada, o governo cortou temporariamente 10% das alíquotas do imposto de bens e serviços importados pelo país.
A medida antecipou de forma unilateral a iniciativa em negociação com os parceiros do Mercosul sob o argumento de que o Brasil tem urgência em lidar com a aceleração da inflação.
Ao abrir o seminário virtual Mercado Digital Regional do Mercosul, o ministro também pontuou que a modernização do bloco é essencial e que a integração do mercado digital regional é um aspecto fundamental nesse processo.
Guedes destacou que o país está saindo da pandemia, mas o crescimento da dimensão digital segue em ritmo “muito acelerado”.
Em breve participação, o ministro voltou a avaliar que o Mercosul ficou para trás na corrida de integração global, pontuando que a revolução digital é a “segunda grande oportunidade de relançamento das nossas plataformas”.