Aumento da Selic vai mudar os rendimentos da poupança

Elevação da taxa de juros vai impactar nas regras modificando os ganhos dos poupadores
-Publicidade-
A poupança se popularizou entre os brasileiros por ser considerada menos arriscada e não ter incidência de Imposto de Renda
A poupança se popularizou entre os brasileiros por ser considerada menos arriscada e não ter incidência de Imposto de Renda | Foto: Divulgação/Flickr

O aumento da Selic — a taxa básica de juros da economia brasileira — vai impactar o rendimento da poupança.

Atualmente a Selic está em 7,75% ao ano. Mas a aposta do mercado é que Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) determine um novo aumento na próxima reunião, em 7 e 8 de dezembro. Com isso, a taxa básica de juros poderia terminar o ano acima dos 9%.

Essa mudança alteraria a remuneração da poupança, aumentando o rendimento nominal.

-Publicidade-

Segundo a regra do BC, quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano o rendimento da poupança é de 70% da Selic mais a taxa referencial (TR), que está zerada.

Já quando a taxa básica de juros é superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR.

Ou seja, caso se confirme a Selic acima dos 9%, a segunda regra passará a valer, elevando o rendimento para 0,5% ao mês — atualmente, a poupança rende 0,44% ao mês.

Apesar da mudança na remuneração, o investimento que é feito na caderneta de poupança continuaria menos atraente do que em outras aplicações de renda fixa.

A poupança se popularizou entre os brasileiros por ser considerada menos arriscada e não ter incidência de Imposto de Renda.

“Há uma questão comportamental de se investir na poupança no Brasil. Muitas vezes o próprio investidor não busca mais informações ou, então, acha que não é para ele investir em outras aplicações. Mas é muito mais vantajoso investir em outras aplicações de renda fixa, como o Tesouro Selic”, disse Camilla Dolle, da corretora XP em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.

“Mesmo para os investidores mais conservadores, existem outras opções de investimento, que possibilitam rentabilidades maiores.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.