publicidade
Economia

Balança comercial brasileira segue com superávit

O volume de negócios registrou recorde de exportação e importação em outubro

Balança comercial superávit
Carregamento de contêineres para exportação no Porto de Santos (SP), maior complexo portuário da América Latina | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Informações preliminares do Ministério da Economia mostram que a balança comercial brasileira registrou superávit em outubro. O saldo positivo aparece tanto para o mês quanto para o ano.

Para que a balança comercial brasileira tenha superávit é preciso que o valor acumulado com as exportações (vendas ao mercado internacional) seja maior que o de importações (compras de produtos feitos em outros países). Em outubro, o Brasil faturou US$ 27,3 bilhões com o comércio externo e pagou US$ 23,5 bilhões por produtos vindos de outras nações. Essas duas quantias foram recorde, e o saldo ficou positivo em quase US$ 4 bilhões.

Receba nossas atualizações

No acumulado do ano, as exportações já renderam cerca de US$ 280 bilhões. Ao mesmo tempo, os gastos com importações estão em US$ 230 bilhões. Novamente, dois números recordes — e o saldo ficou positivo em quase US$ 52 bilhões.

A indústria de transformação contribuiu com a maior parte do faturamento: US$ 151 bilhões. Fazem parte desse setor no país a produção de derivados do petróleo, de automóveis, da metalurgia (incluindo ouro) e da fabricação a partir de produtos agrícolas, como os alimentos.

Quase 30% de toda a receita da indústria com o mercado internacional veio da transformação de produtos da agropecuária. O montante bateu cerca de US$ 43 bilhões.

Maiores parceiros internacionais

A China figura com o maior cliente do Brasil no mercado externo. Ao longo do ano, o país asiático já comprou por volta de US$ 77 bilhões em produtos brasileiros. No mesmo intervalo, a nação comunista enviou cerca de R$ 51 bilhões em mercadorias para os brasileiros. Na segunda posição, aparecem os Estados Unidos, que compraram US$ 31 bilhões e venderam aproximadamente US$ 44 bilhões.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Marco Antonio
    Marco Antonio

    Podem se preparar que em janeiro começam os déficits na balança. Só o que vai sair daqui em $$$$ para os cumpanheiros ditadores já vai detonar nossas contas.

  2. Antonio Rodrigues
    Antonio Rodrigues

    Culpa do fascista, ditador, genocida, blá blá blá…..agora vcs vão ver a mandioca, ou melhor, a picanha no ano que vem….

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade