Banco Central: pandemia terá efeitos no mercado de trabalho por 9 anos

'Cicatrizes da covid se manifestem por meio de taxas mais altas de desemprego e de informalidade do que por meio de salários mais baixos', diz relatório
-Publicidade-
Economia brasileira dá sinais de retomada, mas Banco Mundial ainda prevê efeitos negativos | Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Economia brasileira dá sinais de retomada, mas Banco Mundial ainda prevê efeitos negativos | Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A economia brasileira segue dando sinais de recuperação com os indicadores da indústria, do setor de alimentos e a confiança do consumidor em um dos melhores níveis dos últimos anos. No entanto, o Banco Mundial acredita que o efeito negativo da pandemia sobre os empregos e salários no país vai durar pelos próximos 9 anos. A informação foi divulgada nessa terça-feira, 20, no relatório “Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19”.

O documento diz que as “grandes sequelas” tendem a persistir na América Latina por muitos anos, com redução “longa e expressiva” dos índices de emprego formal. “As cicatrizes da covid se manifestam por meio de taxas mais altas de desemprego e de informalidade nos próximos anos do que por meio de salários mais baixos”, traz o texto.

Leia também: “O Brasil voltou a funcionar, apesar dos pessimistas”

-Publicidade-

A pesquisa mostra ainda que enquanto “no Brasil e no Equador, os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego”, em outros grupos os reflexos econômicos serão sentidos por mais tempo. “Os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio ainda perduram nove anos após o início da crise”, destaca.

A última atualização do IBGE mostra que o desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril, atingindo 14,8 milhões de pessoas.

Leia mais: “OCDE projeta crescimento de 3,7% da economia brasileira em 2021” 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. NEM TUDO O QUE ACONTECE, POR PIOR QUE SEJA, É DE TODO RUIM. POR EXEMPLO, SOU AQUI DE SP, E POR ONDE SE PASSA A IMENSA MAIORIA ASSOCIA O LOCKDOWN AO doria, OU SEJA, ESSE SUJEITO LEVOU UMA GRANA COM ESSA HISTÓRIA DE VACINA, PORÉM, TUDO QUANTO É PORCARIA QUE O FECHAMENTO CRIMINOSO QUE ELE IMPOZ TEOUXE, ELE PRÓPRIO DEVERÁ CARREGAR PRO RESTO DA VIDA.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site