Pela 13ª semana seguida, o Relatório Focus do Banco Central reduziu a projeção para a inflação e aumentou a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) em 2022. A autoridade monetária publicou o documento nesta segunda-feira, 26.
A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo agora é de 5,88%. Uma semana atrás, a estimativa para o indicador estava em 6,88%. Já a prévia para o crescimento do PIB agora está em 2,67% — no relatório anterior, ele era estimado em 2,65%.
Além disso, há 12 semanas, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA, 7,96%. Ou seja: nesse intervalo, a previsão para o aumento da inflação reduziu 2,08 ponto porcentual; para o desempenho econômico, aumentou 1,16 ponto porcentual.
De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Publicado toda segunda-feira, o documento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, e não do banco.
Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste
E vem o militante esquerdista cara de pau do Guga Noblat dizer que a Argentina tá melhor que o Brasil. É doença isso, não?