O levantamento também indica inflação abaixo do piso do BC e taxa Selic de 2,5% ao ano
O último Boletim Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central (BC), mostra que o mercado já prevê uma queda do PIB brasileiro superior a 4%. De acordo com o relatório anterior, divulgado na segunda-feira da semana passada, o PIB apresentaria declínio de 3,76%; agora a projeção é de -4,11%.
Assim como em grande parte do globo, a economia no Brasil está sendo muito afetada pela pandemia do coronavírus. A Alemanha espera uma queda do PIB de mais de 6%, a zona do euro deve sofrer um recuo do PIB superior a 7% e os Estados Unidos, a maior economia mundial, já está com a maior taxa de desemprego desde a crise de 1929.
A expectativa para o IPCA, o índice oficial de inflação medido pelo governo, também mostrou recuo, passando para 1,64% em 2020. Essa previsão está abaixo do piso da meta de 2,5% do Banco Central.
Com isso, a previsão da Selic, a taxa oficial de juros no Brasil e o principal instrumento do BC de combate à inflação, também sofreu queda, com o mercado esperando que ela acabe 2020 em 2,5% ao ano. Na última semana, o Conselho Monetário Nacional derrubou em 0,75 ponto porcentual a Selic, que está em 3%, o menor valor da história.
O mercado manteve a expectativa de que o dólar termine 2020 cotado a R$ 5.
O Boletim Focus é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e mostra a expectativa de agentes do mercado dos principais indicadores da economia do país.