publicidade
Economia

Boletim Focus aponta queda no PIB superior a 4%

o Boletim Focus é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e mostra a expectativa de agentes do mercado dos principais indicadores da economia brasileira. 

Contas externas do Brasil registraram déficit
A sede do Banco Central em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O levantamento também indica inflação abaixo do piso do BC e taxa Selic de 2,5% ao ano

BC prédio
A sede do Banco Central em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O último Boletim Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central (BC), mostra que o mercado já prevê uma queda do PIB brasileiro superior a 4%. De acordo com o relatório anterior, divulgado na segunda-feira da semana passada, o PIB apresentaria declínio de 3,76%; agora a projeção é de -4,11%.

Receba nossas atualizações

Assim como em grande parte do globo, a economia no Brasil está sendo muito afetada pela pandemia do coronavírus. A Alemanha espera uma queda do PIB de mais de 6%, a zona do euro deve sofrer um recuo do PIB superior a 7% e os Estados Unidos, a maior economia mundial, já está com a maior taxa de desemprego desde a crise de 1929.

A expectativa para o IPCA, o índice oficial de inflação medido pelo governo, também mostrou recuo, passando para 1,64% em 2020. Essa previsão está abaixo do piso da meta de 2,5% do Banco Central.

Com isso, a previsão da Selic, a taxa oficial de juros no Brasil e o principal instrumento do BC de combate à inflação, também sofreu queda, com o mercado esperando que ela acabe 2020 em 2,5% ao ano. Na última semana, o Conselho Monetário Nacional derrubou em 0,75 ponto porcentual a Selic, que está em 3%, o menor valor da história.

O mercado manteve a expectativa de que o dólar termine 2020 cotado a R$ 5.

O Boletim Focus é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e mostra a expectativa de agentes do mercado dos principais indicadores da economia do país.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade