publicidade
Economia

Bolsa cai 4,31%, no pior resultado em quase cinco anos

Índice anulou ganhos da semana depois do anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro; dólar tem disparada

Queda na Bolsa nesta sexta-feira, 5, anula os ganhos da semana | Foto: Divulgação/B3
Queda na Bolsa nesta sexta-feira, 5, anula os ganhos da semana | Foto: Divulgação/B3

O Ibovespa (IBOV) atravessou uma montanha-russa nesta sexta-feira, 5. O índice da Bolsa passou do recorde intradia histórico para a maior queda percentual em mais de quatro anos. No início da sessão, a cotação da Bolsa superou os 165 mil pontos pela primeira vez, alcançando a maior cotação nominal de sua história. 

Ao longo da tarde, porém, uma onda de forte pressão vendedora reverteu completamente o movimento. Assim, o principal indicador do mercado de ações brasileiro encerrou o pregão com queda de 4,31%, aos 157.369,36 pontos. Baixas superiores a 4% não ocorriam desde fevereiro de 2021.

Receba nossas atualizações

Bolsa reflete cenário eleitoral

O tombo apagou os ganhos acumulados ao longo da semana e resultou em desvalorização semanal de 1,07%. No mercado de câmbio, o dólar à vista terminou cotado a R$ 5,4318, em alta de 2,29%. Dessa forma, a moeda norte-americana acumulou valorização de 1,82% contra o real nos últimos cinco dias.

A reversão ocorreu depois da circulação, no início da tarde, da informação de que Flávio Bolsonaro (PL) deverá se lançar candidato à Presidência em 2026. Ele tem o apoio de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão na carceragem da Polícia Federal, em Brasília. Para agentes financeiros, o movimento projeta um cenário inesperado no tabuleiro eleitoral.

Leia também: “Os mensaleiros estão voltando”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 299 da Revista Oeste

“O mercado não esperava esse movimento e reagiu de forma imediata, praticamente descolando o Brasil do restante do mundo, onde as bolsas operavam em alta moderada”, afirmou Christian Iarussi, economista da The Hill Capital, em entrevista ao site Money Times. 

Até então, a expectativa dominante entre investidores era de que Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, surgisse como principal nome competitivo da direita para a corrida presidencial. Segundo Iarussi, o avanço da possível candidatura de Flávio Bolsonaro reduz a probabilidade de Tarcísio deixar o governo paulista para disputar o Planalto, ampliando o risco de uma eleição polarizada e diminuindo a previsibilidade considerada essencial pelos mercados.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Silva lilica
    Silva lilica

    A bolsa do brasileiro raiz cai todo dia e vocês nem divulguem …a do rico cai e vira manchete pelo fato do único líder da direita, nem abriu a boca pra imprensa…vão catar coquinho no quintal do ll

  2. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    A candidatura de Flávio é um bálsamo para os males do país.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade