As bolsas da China demonstraram recuperação nesta terça-feira, 12, depois de um dia de baixas na segunda-feira. Com expectativa de alívio nas restrições de circulação em razão da crise da covid-19, os principais pregões chineses fecharam em alta.
O índice CSI300, de Shenzhen, subiu 1,9%, enquanto a bolsa de Xangai conseguiu alta de 1,4%. Em Hong Kong, por sua vez, o Hang Seng avançou 0,5%.
Nesta terça-feira, as bolsas da China reagiram à expectativa de um relaxamento nas restrições de circulação da população em regiões ameaçadas por novos surtos de covid-19. Xangai, um dos principais centros financeiros do país, deve ser incluído nas orientações para alívio da quarentena.
Mas o desempenho favorável das bolsas da China não conseguiu influenciar o comportamento de outros pregões importantes na Ásia. Nesta terça-feira, o índice Nikkei de Tóquio recuou 1,8%. Já o Kospi, de Seul, teve desvalorização de quase 1%. Em Taiwan, o Taiex teve retração de 0,3%.
O ânimo moderado das bolsas da Ásia também é influenciado pela expectativa do anúncio da taxa de inflação ao consumidor de março nos Estados Unidos — o governo norte-americano vai divulgar o índice CPI nesta terça-feira.
Isso China cresça mais, muito mais, para derrubar os desgraçados americanos.