Brasil cria quase 200 mil empregos com carteira em abril

Agricultura foi único setor com saldo negativo no mês, e o Sudeste foi a região com mais contratações no período analisado
-Publicidade-
Abril apresenta desempenho favorável em quase todos os setores analisados
Abril apresenta desempenho favorável em quase todos os setores analisados | Foto: Reprodução/Mídias sociais

O Brasil criou 197 mil empregos com carteira assinada em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Este é o melhor resultado para o período desde 2012.

O número representa uma alta na comparação com março, quando o país abriu pouco mais de 88 mil vagas formais de emprego. O patamar também supera a marca de abril de 2021, que havia registrado 89 mil empregos com carteira.

O índice de abril foi resultado de 1,85 milhão de contratações e 1,66 milhão de demissões, e os 196.966 empregos formais criados no Brasil ampliaram o saldo positivo do ano para 770.593. No entanto, o desempenho nos quatro primeiros meses de 2022 é 13% inferior em relação ao mesmo período de 2021.

-Publicidade-

No período analisado, os trabalhadores brasileiros tiveram salário médio de contratação de R$ 1.906. O valor é 0,7% maior que o registrado no mês anterior.

Entre os setores analisados, a agricultura foi o único que registrou queda. Segundo entendimento do Ministério do Trabalho, o saldo negativo aconteceu por uma questão sazonal, já que no início do ano há tradicionalmente menos contratações no setor.

Já entre as regiões do Brasil, o Sudeste foi a que apresentou maior número de novos empregos em abril, com 101.279 novas vagas.

No quarto mês do ano, 25 das 27 Unidades da Federação registraram resultado positivo no Caged. O melhor desempenho foi novamente registrado em São Paulo, com a abertura de 53.818 postos de trabalho.

Saldo de empregos por setor (abril 2022)

Serviços: 117.007

Comércio: 29.261

Indústria: 26.378

Construção: 25.341

Agricultura: -1.021

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.