Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 7 segundos

Faixa etária que mais sofreu com os golpes foi aquela entre 36 e 50 anos
-Publicidade-
Número de tentativas de fraude registrou aumento em 2021, na comparação com o ano anterior
Número de tentativas de fraude registrou aumento em 2021, na comparação com o ano anterior | Foto: Christoph Scholz/ Flickr

Dados divulgados pela Serasa Experian nesta terça-feira, 18, revelam que foram registrados 3,8 milhões de tentativas de fraude no Brasil entre novembro de 2020 e novembro de 2021. Isso significa que os brasileiros são vítimas de uma ação desse tipo a cada sete segundos.

Segundo os indicadores, a faixa etária que mais sofreu com os golpes foi aquela entre 36 e 50 anos (1,3 milhão de tentativas de fraude no período).

Em seguida, aparecem os grupos entre 26 e 35 anos (1 milhão de ataques), de 51 a 60 anos (538 mil) e até 25 anos (438 mil). A população acima de 60 anos foi alvo de 423 mil tentativas de fraude.

-Publicidade-

Em novembro, mês da Black Friday, o país contabilizou quase 373 mil movimentações suspeitas — uma alta de 19,6%, na comparação com novembro de 2020.

“Devido às datas comemorativas de fim do ano, os brasileiros tendem a consumir mais, e é nesse momento que os ataques costumam ocorrer. É preciso atenção para não cair em armadilhas virtuais”, alerta o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis.

“Não deixe senhas salvas e verifique as maquininhas nas compras presenciais”, explica. “Todo cuidado é importante. Na outra ponta, as empresas precisam estar preparadas para dar suporte aos seus usuários com plataformas mais eficientes e seguras”, conclui.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. “Se o crime já aconteceu, de que adianta punir?” – Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, do grupo de advogados “Prerrogativas”, que promoveu o encontro entre Lula e Alckmin.

    No início de 2021 li uma matéria que dizia que mais de 40% (não lembro o número exato) dos golpes aplicados via internet, foram aplicados no Brasil. Eu acrescento as seguintes informações: nossa população é apenas 3% da população mundial e somente 1/3 da nossa população tem bom acesso à internet.

    Conclusões:
    – o Brasil tem a maior taxa de golpistas por milhão de habitantes, do mundo;
    – viver no Brasil é como ser o pato em uma barraca de tiro ao pato de um parque de diversões para caçadores de patos;
    – nosso sistema de justiça existe apenas para livrar a cara dos criminosos;
    – viver no Brasil não é para principiantes.

    Diante disso, pouco adiantará ficar “estarrecido” se um ex-presidiário, corrupto condenado, assumir a presidência do país. Ele “significa Justiça na mais elevada acepção dessa palavra”, segundo disse um outro advogado do grupo “Prerrogativas”, Alberto Toron. Provavelmente alguns ministros do STF concordam.

    A única saída para o brasileiro que quer ser uma pessoa de bem, parece ser mesmo o aeroporto internacional.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.