O Grupo Carrefour está negociando a venda de lojas do Big com o Grupo Mateus. A decisão segue as regras estabelecidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que determinou que a rede de supermercados deve se desfazer de algumas unidades.
A multinacional chilena Cencosud também analisa parte das unidades colocadas no mercado. No total, 14 estão à venda, em uma operação que pode atingir R$ 600 milhões, segundo o jornal Valor Econômico.
Relacionadas
Duas unidades estão praticamente vendidas. Uma, em Gravataí (RS), para a rede gaúcha Asun Supermercados. E outra, em Olinda (PE), negociada com o Grupo Mateus — a antiga loja do Big Bompreço Olinda. Paralelamente à movimentação no Nordeste, há a venda de outras duas lojas no sul do país, em Santa Maria (RS) e Viamão (RS).
Em maio deste ano, o Cade aprovou, por unanimidade, a proposta de aquisição do Big pelo Grupo Carrefour Brasil. A decisão estabeleceu a venda de 14 lojas, sendo 11 hipermercados ou atacarejos e três supermercados, que representam aproximadamente 4% do parque total de lojas do Big em 2021. A transação girou em torno de R$ 7,5 bilhões.