O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira, 2, em evento de comemoração de dez anos de concessões portuárias no Brasil, que a China não é socialista. Pelo contrário, o país asiático adota um capitalismo selvagem.
“Não se iludam: a China não está dando certo porque é socialista”, observou. “É socialista só no nome. A China é um capitalismo selvagem, de dois séculos atrás. É o capitalismo que faziam os ingleses: comércio com o mundo inteiro, rapidamente, sem encargo trabalhista, sem leis salariais, sem previdência.”
Leia mais: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
A abertura de mercado promovida pela China tirou quase 4 bilhões de pessoas da miséria, segundo o ministro. “É o capitalismo selvagem. É o mergulho nos mercados globais, com muita competência e muita eficiência”, ressaltou. “Cerca de 3,7 bilhões de eurasianos estão saindo da miséria.”
Guedes disse ainda que os chineses viviam na miséria sob o regime socialista. “Quando a China entrou nos mercados globais, nunca tanta gente saiu da miséria naquela parte do mundo. E nós, de cá, estamos hesitando.”
A China que faz o Ocidente pensar
Em artigo publicado em Oeste, J.R. Guzzo escreve sobre a forma como o Partido Comunista da China (PCC) lidera o crescimento do país.
“Há quase dez anos, a China vem sendo comandada por um só presidente e um só governo, e acaba de decidir que vai continuar assim pelo futuro próximo”, analisou o colunista. “Obviamente, o esquema tem dado certo; a China, sob a atual direção, continua sendo o país de maior sucesso material do mundo, com todos os espetaculares benefícios que isso tem trazido para a sua sociedade. Se não estivesse dando certo, aliás, a coisa não continuaria de pé.”
Leia também: “Cem anos de opressão”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 67 da Revista Oeste
Mais um ignorante político que ainda entende socialismo/comunismo como modelo econômico.
Não devemos confundir o sistema econômico com o político.
China é uma ditadura sanguinária que pratica o capitalismo selvagem dirigido pelo Estado, cujos seus objetivos são para serem atingidos à todo e a qualquer custo e, cujos meios para atingi-los, são irrelevantes!
“Cerca de 3,7 bilhões de eurasianos estão saindo da miséria.”
Qual a população da China mesmo? Perece-me um pouco exagerado…
O ministro é brilhante. Mas perdeu uma boa chance de explicitar melhor sua opinião: além do capitalismo draconiano na economia, tem o comunismo de um partido único não menos draconiano na política. Sem democracia, sem regras, sem direitos.
Capitalismo selvagem e “companheiro”… O sistema que sonha a esquerda brasileira. Não raro vez em quando fazem viajem para o país do Dragão …
A ditadura bolivariana da Venezuela não deu certo e continua de pé, depois de mais de 20 anos.
É o capitalismo mais selvagem em todo o mundo.