O comunicado divulgado no site do Banco Central da China (BC) diz que as “criptomoedas não são moedas fiduciárias e não podem ser distribuídas no mercado, colocando em grave perigo os ativos das pessoas”.
A decisão proíbe todas as atividades financeiras vinculadas com moedas virtuais, como o comércio, transações que envolvem derivados de criptomoedas e arrecadação de fundos.
Com a medida, bolsas estrangeiras ficam proibidas de fornecer serviços relacionados a moedas digitais a investidores do continente via internet.
Em maio, conforme noticiou Oeste, as autoridades chinesas já tinham proibido as transações com criptomoedas.
O BC informou ainda que, nos últimos anos, “o comércio e a especulação com bitcoin e outras moedas virtuais se estenderam, alterando a ordem econômica e financeira, aumentando a lavagem de dinheiro, a arrecadação de fundos ilegais, os esquemas de pirâmides e outras atividades criminosas”.
Após o anúncio da medida, o bitcoin registrava queda de 6% no começo da manhã, a ethereum caía 7%, a XRP e a dogecoin recuavam 6%.
Leia também: “Moeda digital do agro já ‘circula’ em programa de fidelidade”
Completa razão ao governo chinês, mecanismo de lavagem de dinheiro e dinheiro do tráfico de drogas e outras mazelas. Tem que ser proibido