publicidade
Economia

Com sócios, Lemann pode emprestar R$ 2 bilhões para Americanas

Companhia está em processo de recuperação judicial

Lemann Americanas
| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira a emprestarem R$ 2 bilhões para a Americanas. Os três são os acionistas de referência da varejista, que enfrenta um processo de recuperação judicial, em meio à maior crise de sua história.

Pela decisão do juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro, o empréstimo do trio liderado por Lemann ocorrerá por meio de um tipo de debênture autorizado em recuperações judiciais. De acordo com o jornal, o Estado de S. Paulo, o valor deve entrar no caixa da empresa em dois momentos.

Receba nossas atualizações

No primeiro, haverá o “desembolso imediato e emergencial” de R$ 1 bilhão pelos acionistas de referência. No segundo, caso não apareçam outros credores interessados, o trio também vai arcar com o bilhão restante.

De acordo com os advogados da Americanas, o empréstimo “é realizado em condições de mercado extremamente favoráveis à companhia e, inclusive, com remuneração definida com base no custo médio de financiamento” antes de 11 de janeiro. A data marca o início da crise na empresa.

Em 11 de janeiro, a varejista publicou um comunicado ao mercado avisando sobre “inconsistências” no caixa. O texto informou ainda que Sergio Rial, então CEO da companhia e autor da descoberta, estava se desligando do cargo.

No dia seguinte, Rial revelou que as “inconsistências” formavam um rombo estimado em R$ 20 bilhões. Na esteira da revelação, a empresa entrou com o pedido de recuperação em curso. No processo, a companhia cita dívidas que somam cerca de R$ 40 bilhões.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    De fato, é muito grave, Fernando. Se com 40 bi ‘caídos do céu’ a empresa não conseguiu ir para a frente, conseguirá agora com 2 bi? A justiça brasileira acha que sim.

  2. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Desaparecem com 50 bi e os donos do poder emprestam 2.
    Paulo Lemann é o padrinho político de esquerdistas radicais tipo tabata amaral…

  3. paulo pantoja meireles
    paulo pantoja meireles

    O rombo é de R$40 bi e os caras vão injetar R$2 bi (5% do rombo) Esse dinheiro não vai fazer nem cócegas….!!!

    1. carlos roberto de moura
      carlos roberto de moura

      Pois é, Paulo. Segundo a Matemática, que não se curva à ideologias, ainda faltarão 38 bilhões. Dá para imaginar quem pagará o rombo, mais uma vez? Sem contar que os 2 bi são ‘empréstimos’, que ainda serão devolvidos. O rombo de 40 bi permanece em 40 bi.

      1. Fernando Luiz de Almeida
        Fernando Luiz de Almeida

        Não são 40 bi, são quase 50!! E a fatura aumenta todo dia. Imaginem o numero de lojas que vão fechar e os acordos trabalhistas que terão pela frente; vão receber um numero de ações das varas do trabalho de todos os estados, impossível de administrar!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade