Mais de cem organizações que representam os comerciantes de todo o Brasil redigiram um manifesto pela redução de impostos, informou nesta sexta-feira, 21, a CNN Brasil. A carta é destinada a prefeitos e governadores. Conforme o documento, os donos de estabelecimentos não viram cair a cobrança de tributos durante o período de fechamento da economia, em razão das medidas de isolamento social dos gestores estaduais e municipais. Levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) garante que 25% dos negócios fecharam as portas, definitivamente, no país.
Portanto, é dever do poder público ajudar os proprietários neste momento, garantem as entidades do setor. Na capital paulista, por exemplo, um levantamento da prefeitura mostrou que os comerciantes tiveram dificuldade para pagar o aluguel na pandemia. A inadimplência de imóveis comerciais na cidade passou de 8,56% em 2019 para 15,35% em 2020. A situação não é boa, também, para quem tem loja em shopping. À Revista Oeste, o diretor-institucional da Alshop, Luís Ildefonso, informou que 13,2 mil estabelecimentos nos centros comerciais estão fechados e 140 mil pessoas, demitidas.
Leia também: “Lojistas expõem crise do setor e se queixam de acordos com shoppings”
Não só os impostos sobre o consumo mas também os impostos sobre a propriedade como o IPTU. Percebo uma sanha arrecadadora nos governos. Percebemos também na existência cada vez maior de radares nas vias públicas para arrecadarem multas.
Demorou…
Governadores e prefeitos estão agindo como o credor sem compaixão de Mateus 18:23: foram servidos pelo governo federal, mas não estão servindo nas pequenas dívidas de suas populações locais. Bando de hienas famintas.
O povo paga elecados impostos pra ser roubado por goverbadores e prefeitos. Todos os meses sobe os preços dos combustiveis. O governo federal diminui os impostos, e essa corja de governadores aumentam.