Confiança do comércio chega ao maior nível desde o início da pandemia

Indicador teve alta de 1,4% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2021, chegando aos 121,1 pontos
-Publicidade-
Índice de Confiança do Empresário do Comércio chegou ao maior patamar desde o início da pandemia
Índice de Confiança do Empresário do Comércio chegou ao maior patamar desde o início da pandemia | Foto: Alex de Jesus/Estadão Conteúdo

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 1,4% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2021, chegando aos 121,1 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 25, pela CNC.

Com o resultado, o indicador atinge seu maior patamar desde março de 2020, quando teve início a pandemia de covid-19 (128,4 pontos). Em relação a janeiro do ano passado (105,8 pontos), o índice cresceu 14,5%.

“Mesmo com a propagação da variante Ômicron, a vacina tem garantido um impacto menor da covid-19 na população, com sintomas mais leves e redução da taxa de mortalidade”, apontou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em comunicado. “Esse sentimento de segurança vem contribuindo para que os empresários já enxerguem uma pequena melhora nas condições econômicas, no curto prazo.”

-Publicidade-

Confiança do consumidor

Mais cedo, como noticiado por Oeste, dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que a confiança do consumidor brasileiro registrou leve recuo em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2021.

O indicador caiu 1,4 ponto no período, ficando em 74,1. Em linhas gerais, a avaliação dos brasileiros sobre a situação atual apresentou melhora, mas aumentou a incerteza em relação aos próximos meses.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.