Confiança do consumidor registra leve recuo em janeiro

É o que mostrou levantamento da FGV
-Publicidade-
Confiança do consumidor caiu em janeiro, segundo indicador da FGV
Confiança do consumidor caiu em janeiro, segundo indicador da FGV | Foto: Reprodução/Pixabay

Dados divulgados nesta terça-feira, 25, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que a confiança do consumidor brasileiro registrou leve recuo em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2021.

O indicador caiu 1,4 ponto no período, ficando em 74,1. Em linhas gerais, a avaliação dos brasileiros sobre a situação atual apresentou melhora, mas aumentou a incerteza em relação aos próximos meses.

“A mudança desse cenário continuará dependendo da recuperação do mercado de trabalho, do controle da inflação e da redução da incerteza, em um ano que se inicia com surto de Ômicron e influenza e termina com as eleições”, analisou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens da FGV, em nota.

-Publicidade-

Ainda de acordo com a fundação, “a relativa satisfação com a situação corrente em janeiro pode ser temporária, havendo ainda muita incerteza quanto à evolução do endividamento das famílias de baixa renda”.

O Índice de Situação Atual (ISA) registrou alta de 0,5 ponto em janeiro, chegando a 66,1 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,7 pontos, para 80,7.

O indicador que mede a satisfação sobre as finanças pessoais subiu 0,8 ponto, para 60 pontos, depois de dois meses consecutivos de queda. Já o que mede as percepções sobre a situação econômica atual teve alta de 0,2 ponto, para 73 pontos.

Em relação às expectativas para os próximos meses, o indicador que teve maior peso sobre o resultado geral foi aquele que mede o que a população espera da economia no futuro. Depois de três meses de recuperação, o indicador caiu 4,5 pontos, para 99,6.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.