Coronavírus: BC barra distribuição de lucros para controladores de bancos

Medida do banco Central possui caráter provisório.
-Publicidade-
A sede do Banco Central em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB
A sede do Banco Central em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB | CMN- Remuneração -Dividendos

Medida possui caráter provisório e também proíbe o aumento da remuneração dos administradores de instituições bancárias reguladas pelo Banco Central

BC prédio
A sede do Banco Central em Brasília | Foto: Raphael Ribeiro/BCB
-Publicidade-

O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou que as instituições financeiras reguladas pelo Banco Central (BC) não poderão, de forma temporária, aumentar a remuneração e distribuir lucros aos administradores. A determinação faz parte de uma série de medidas adotadas pelo BC para combater os efeitos da crise causada pelo coronavírus na economia.

De acordo com o BC, o objetivo dessa nova regulamentação é garantir a manutenção do crédito. Ela vai valer até 30 de setembro de 2020. Os valores retidos não podem ser guardados ou prometidos de alguma forma para pagamentos no futuro.

Embora afirme que as instituições financeiras do país são sólidas, com “níveis confortáveis de capital e de liquidez, bem acima dos requerimentos mínimos estabelecidos”, o Banco Central acredita que, dada a incerteza gerada pela pandemia, é importante tomar essa medida.

Ainda segundo o Banco Central, a medida é prevista pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, organização internacional para a regulamentação do setor bancário da qual o Brasil faz parte.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site