publicidade
Economia

Dívida Bruta do Governo Geral sobe a 74,7% do PIB

Valor foi divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Banco Central

Déficit público foi de R$ 22,8 bi em agosto, mostra Banco Central selic
Na prática, quanto maior a dívida, maior o risco de calote por parte do Brasil | Foto: Reprodução/Redes sociais

A dívida pública brasileira mostrou pouca variação em outubro. Dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Banco Central (BC) mostram que a Dívida Bruta do Governo Geral ficou em R$ 7,913 trilhões em outubro, o que representa 74,7% do Produto Interno Bruto (PIB) — contra 74,4% em setembro.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

O pico da série da dívida bruta foi alcançado em outubro de 2020 (87,6%), em virtude das medidas fiscais adotadas no início da pandemia de covid-19. No melhor momento, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,5% do PIB.

O que é a Dívida Bruta do Governo Geral?

Dívida Pública
Dívida avança sobre o PIB | Foto: Reprodução/Freepik

A Dívida Bruta do Governo Geral é uma das referências para avaliação, por parte das agências globais de classificação de risco, da capacidade de solvência do país. Ela abrange o governo federal, os governos estaduais e municipais, excluindo o Banco Central e as empresas estatais.

Na prática, quanto maior a dívida, maior o risco de calote por parte do Brasil.

Leia também: “A bacanal fiscal”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 191 da Revista Oeste


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

2 comentários
  1. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Muito em breve teremos mais dívida do q PIB. Aí a esquerda vai normalizar isso e vai tb mudar o discurso e começar a falar quantas vezes maior do q o PIB a dívida pode atingir. Eles vão se basear em países como Itália e Japão, cujas dívidas são muito maiores q seus PIBs, mas onde as condições de contorno são diferentes da situação brasileira.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade