O dólar comercial fechou valendo R$ 5,35 nesta quinta-feira, 5. É primeira vez que a cotação da moeda recua, desde que Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse na Presidência da República.
Em comparação à cotação do dia anterior, o dólar comercial fechou hoje em queda de quase 2%. No último pregão antes de Lula tomar posse para o terceiro mandato à frente da presidência da República, a moeda norte-americana encerrou cotada a R$ 5,28. Ou seja: valor cerca de 1% menor.
Também nesta quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta, com a cotação em pouco mais de 107 mil pontos. A valorização chegou a 2% sobre o pregão anterior. O índice é o principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
As reações do mercado melhoraram depois que Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, afirmou que não existem estudos em curso para uma eventual revisão sobre a reforma da previdência.
Além disso, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) descartou uma política de intervenção direta no preço dos combustíveis na Petrobras. O parlamentar foi indicado por Lula para assumir à presidência da estatal.
As ações subiram em meio ao posicionamento de Prates. De modo geral, os papéis da companhia se valorizaram cerca de 3%.
Alguém acredita que o PT não vai voltar a usar a Petrobrás nas suas necessidades eleitorais? Será que a Folha não vai receber generosos anúncios ou a Globo não terá patrocínio dessa empresa?