publicidade
Economia

Dólar registra queda e chega a R$ 5

Investimento estrangeiro e temperatura política amena contribuíram para o cenário, avalia economista

dólar
Foto: Reprodução/Pexels

Desde o início do ano, o dólar vem registrando queda no Brasil. Às 10h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 23, a moeda caiu 0,93% e chegou a R$ 5 na compra e na venda, apesar do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

O economista Luís Arthur Nogueira lista motivos para esse cenário. Um deles é o diferencial dos juros, hoje em 10,75%, que resultou em forte entrada de recursos externos. “O investidor estrangeiro compra títulos públicos no Brasil”, disse. “Quando ele traz dólares para cá, o preço da moeda americana cai.”

Receba nossas atualizações

Nogueira ressaltou ainda a queda da bolsa de valores no ano passado. “Os estrangeiros aproveitaram o início do ano para comprar vários ativos, sobretudo de empresas ligadas a commodities, que estão subindo em dólar no mundo”, explicou. “Esse movimento valorizou a bolsa brasileira, trouxe dólar para o Brasil e o preço da moeda americana despencou.”

Outro ponto destacado pelo economista é a relativa “calmaria política”. “No fim do trimestre passado, o Parlamento estava em um momento de tensão, o que gerou ruído na imagem do país, e fez o dólar subir”, lembrou. Segundo o especialista, como a temperatura do Congresso está amena, é normal que a moeda se desvalorize.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. William Leal Tamburi
    William Leal Tamburi

    Eu fico imaginando a cara dos investidores que compraram o barulho do pessoal da Faria Lima, que apostava num Dollar acima dos R$6 e com tendência de chegar aos R$7 ainda no inicio de 2022… Espero que o nosso Real continue se valorizando e o Dollar volte pra casa dos R$4 e pouquinhos ou menos.

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    “Calmaria política”? Isso significa que as ameaças de alguns ‘monstritos’ e as narrativas da oposição estão caindo no vazio, solenemente ignoradas pelas pessoas lúcidas… Logo Lula segue o Doria e ‘lá adiante’ vai apoiar alguém da terceira via…

  3. Paiva Neto
    Paiva Neto

    e Cadê o nimimi da Midia Canalha Esquerdaha . Com o Dolar e os Combustiveis em Queda.

  4. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Política econômica do Governo Bolsonaro é um sucesso, apesar do establisment lutar desesperadamente oara tudo dar errado.

    1. Júlio Rodrigues Neto
      Júlio Rodrigues Neto

      Brilhante comentário Marcelo. O sucesso do governo Bolsonaro bate de frente com as pretensões dos oposicionistas, que constantemente lançam ataques infundados, sem nenhuma chance de êxito nestas desacreditadas ofensivas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade