Revista Oeste - Eleições 2022

Economia do Japão esboça recuperação no 4º trimestre

PIB japonês cresceu 5,4%, na comparação com o mesmo período de 2020, e 1,3%, em relação ao trimestre anterior
-Publicidade-
Economia japonesa se recuperou no último trimestre do ano passado
Economia japonesa se recuperou no último trimestre do ano passado | Foto: Canva

Diante da queda de infecções pelo novo coronavírus, a economia do Japão esboçou uma recuperação no quarto trimestre do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 15, pelo governo local.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático registrou crescimento de 5,4%, na comparação com o mesmo período de 2020. Em relação ao trimestre anterior, a alta foi de 1,3% — em linha com a projeção do mercado, de 1,4%.

Em 2021, o Japão avançou 1,7%, alcançando sua primeira expansão anual em três anos.

-Publicidade-

O crescimento econômico se deveu, principalmente, ao aumento de 2,7% na base trimestral de consumo privado, que responde por mais de 50% do PIB japonês.

Os gastos de capital tiveram avanço de 0,4%, seguindo a expectativa do mercado. A demanda externa também teve peso sobre o resultado positivo, em um sinal de que as exportações continuaram se beneficiando da recuperação global.

O PIB nominal do país, por sua vez, teve alta de 0,5%, na comparação trimestral. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 2%.

Apesar do bom resultado dos três últimos meses de 2021, analistas projetam dificuldades para a economia japonesa no primeiro trimestre deste ano, em meio às preocupações com a pandemia e a queda no poder de compra das famílias, além de problemas na cadeia de oferta que afetam a produção industrial.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.