Dados divulgados nesta quinta-feira, 4, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o porcentual de famílias brasileiras endividadas atingiu um novo recorde em outubro. Foi o 11º mês consecutivo de alta do indicador.
De acordo com a CNC, sete em cada dez famílias estavam endividadas no mês passado (74,6%). O número representa um crescimento de 0,6% na comparação com setembro deste ano e de mais de 8% em relação ao mesmo período de 2020.
Segundo o balanço da CNC, mais de 12 milhões de famílias possuem dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e casa.
O porcentual de famílias com dívidas ou contas em atraso ultrapassou os 25%, enquanto aquelas que declaram não ter condições de pagar suas contas atrasadas e que permanecerão inadimplentes são 10,1% (um leve recuo em relação aos 10,3% de setembro). Em outubro do ano passado, esse índice era quase 12%.
Relacionadas