publicidade
Economia

Empresas devem produzir lucro, e não 'lacração'

Dagomir Marquezi trata de uma organização nos EUA que trabalha para que empresas produzam lucro, e não militância histérica

lacração

Em seu artigo publicado na Edição 89 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi trata de uma organização nos Estados Unidos que trabalha para que empresas produzam lucro, bons serviços e caridade — e não militância histérica

“A área de atuação da 2ndVote Advisers é monitorar as empresas americanas segundo o grau de ativismo político. O grupo criou ETFs (fundos de ações) direcionados para empresas não lacradoras. E pode se tornar uma arma poderosa”, escreve Marquezi.

Receba nossas atualizações

Leia outro trecho

“’As pessoas estão cansadas de companhias woke, cansadas da lacração em geral e cansadas de empresas que colocam seu ativismo de justiça social acima da geração de lucros para seus acionistas.’ Quem disse isso foi Dan Grant, ex-banqueiro e executivo-chefe de uma empresa/organização americana chamada 2ndVote Advisers (ou ‘conselheiros do segundo voto’). ‘Estamos dizendo aos CEOs para parar de fazer o que a esquerda os pressiona a fazer’, resume Grant.

A 2ndVote Advisers jura que sua atuação não é política. E que eles apenas apoiam a ideia do economista (e ícone do liberalismo) Milton Friedman. Friedman dizia que a única responsabilidade de uma empresa é fazer dinheiro. Segundo essa visão, um empreendimento deve lucrar, gerar riqueza, impostos, filantropia e bons serviços. O que eventualmente beneficiará a população como um todo. Já quem lacra beneficia apenas bolhas militantes.

Revista Oeste

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 89 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Silvio Navarro, Bruno Meyer, Evaristo de Miranda, Pedro Henrique Alves, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade