O gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, já está disponível para consulta. Os dados foram liberados a partir das 10h desta terça-feira, 20.
As respostas de todas as questões objetivas das dez provas dos oito blocos temáticos podem ser acessadas no site da Cesgranrio, organizadora do concurso.
Para entrar no portal, é necessário fazer login com os dados da conta gov.br e clicar em “Área do Candidato”.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) também prometeu divulgar o gabarito na página do concurso.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Os candidatos dos blocos de 1 a 7 responderam a 70 questões de múltipla escolha, enquanto os do bloco 8, que exigia apenas nível intermediário, responderam a 50 perguntas objetivas.
As questões têm pesos diferentes na Nota Final Ponderada (NFP), que varia conforme o cargo pretendido.
Vale lembrar que os candidatos puderam se inscrever para mais de um cargo, indicando a ordem de preferência. Aproximadamente 10% das melhores provas irão para a correção da redação ou dissertação.
‘Enem dos concursos’ tem mais de 6 mil vagas
O “Enem dos concursos” oferece 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos, com regras específicas para a NFP.
Para aprovação, é necessário obter pelo menos 40% dos pontos nas provas objetivas e não zerar a prova discursiva, que será avaliada pelo uso correto da língua portuguesa e pelos conhecimentos específicos.
Leia também: “‘Enem dos Concursos’: abstenção foi de mais de 50%”
A prova de títulos, quando aplicável, inclui qualificações e experiência prévia.
O assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, Pedro Assumpção Alves, afirmou que “só serão corrigidas redações e dissertações de candidatos classificados até nove vezes o número de vagas para cada cargo”.