O Euro estava sendo negociado abaixo de US$ 0,99 nesta segunda-feira, 5, abalado pela incerteza sobre a economia europeia. Trata-se da primeira vez em 20 anos que a moeda comum do bloco econômico é negociada a esse valor.
A queda ocorreu depois de a empresa russa Gazprom anunciar, na sexta-feira, o fechamento completo do gasoduto Nord Stream 1, por tempo indeterminado, vital para o abastecimento do continente.
A moeda comum europeia chegou a cair 0,7%, sendo negociada a US$ 0,98, a menor cotação desde dezembro de 2002. Desde o início do ano, a moeda europeia enfraqueceu em relação ao dólar.
Bolsas europeias
As principais bolsas da Europa iniciaram a semana em queda, em um momento de grande preocupação dos investidores com o fornecimento de energia.
Na Alemanha, com a economia muito dependente do gás russo, a Bolsa de Frankfurt operava em baixa de quase 3%. Milão (Itália), recuava pouco mais de 2%, Paris (França) perdia 2% e Madri (Espanha) quase 2%. Em Londres (Inglaterra), o impacto era menor, com baixa de 0,9%.
Na sexta-feira, a estatal russa de gás Gazprom anunciou que o gasoduto Nord Stream, que deveria retomar o serviço no fim de semana, após os trabalhos de manutenção, será fechado “completamente”, até que uma turbina no gasoduto, vital para abastecer a Europa, seja reparada.
O fabricante de turbinas Siemens Energy considera que a interrupção do funcionamento da turbina não se justifica tecnicamente.
Esta semana, a União Europeia pretende discutir medidas radicais para conter os crescentes custos de energia, desde tetos ao preço do gás até a suspensão do comércio de derivativos de energia.
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!