O novo governo que irá assumir o Planalto em 1º de janeiro está provocando turbulência no mercado financeiro ao pôr a estabilidade fiscal em xeque. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Gastança, entregue na quarta-feira 16, prevê um estouro do teto de gastos que pode chegar a R$ 198 bilhões.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende que “não adianta pensar só em responsabilidade fiscal sem pensar no social”.
No entanto, para Luiz Fernando Figueiredo, o ex-diretor do Banco Central (BC), a visão do petista está errada, pois as duas coisas não são compatíveis. “É um enorme equívoco”, disse em entrevista à CNN. “Todos os países que acharam isso acabaram indo para o buraco, temos muitos exemplos na América Latina,” alertou.
Segundo o ex-presidente do BC, a estabilidade é um pressuposto para criar um ambiente para que o país possa crescer e atacar as necessidades. “Num país instável a inflação é muito alta. Quem mais perde com a inflação alta são os mais carentes, os desprotegidos”, explicou. “Não adianta vir um gasto fiscal grande suficiente para gerar instabilidade que, no final das contas, é ruim para os mais necessitados”, disse Figueiredo.
Ele ainda criticou a PEC da Gastança, classificando o novo arcabouço fiscal do governo petista como “um desastre”, por ir além do mínimo razoável.
“Especuladores”
Ainda hoje, Lula atacou o mercado financeiro durante discurso na COP 27: “Vai aumentar o dólar, cair a bolsa? Paciência”, disse. “O dólar não cai por conta das pessoas sérias, mas dos especuladores”, sugeriu o presidente eleito.
Para o ex-diretor do Banco Central, o discurso de Lula está contribuindo para criar um ambiente ainda mais instável. “Aqueles que acham que são um bando de especuladores, no final das contas, são os países que estão nos maiores problemas que temos no mundo”, observou.
“Aqueles que levaram a sério os sinais dos agentes econômicos foram para a trajetória correta. Agora, quem acha que são especuladores, vai para caminho como a Venezuela e Argentina”, concluiu Figueiredo.
desastre mesmo ocorrerá quando essa quadrilha tiver acesso ao dinheiro de estatais e bancos, veremos o financiamento de republiquetas e ditadores que estão desviando o dinheiro de povos sem cultura que os elegeram ou mesmo que tiveram seu voto roubado como é o caso dos brasileiros. Quando estivermos mergulhados no atraso e na fome que é a única coisa a qual a incapacidade e a criminalidade destes canalhas consegue produzir
Isso é uma fachada para roubarem mais, a volta à cena do crime..
Comprovada fraude à parte, só posso dar meus parabéns aos JUMENTOS que votaram nesse bandido e seus cupinchas, bem como todos aqueles isentões acéfalos e covardes que o apoiaram. É hora de comer o pão que o diabo amassou!
Fico preocupado quando presidente eleito falar de maneira que governo de um país fosse empresa de fundo de quintal. Que pôde gastar sem si preocupar com resultado pôde provocar a sua economia.
O que mais incomoda nisso tudo é a ansiedade, confesso que estou ansioso para que esse novo desgoverno comece logo, quanto mais adia a desgraça pior é o sentimento, o país está a beira de uma guerra civil e é melhor que comece logo!
Este ladrão vagabundo que tem o produto dos bilhões assaltados a um povo idiota em paraísos fiscais está se lixando para o povo idiotizado novamente sob as garras de sua quadrilha ladra e acusada de assassina … se o pão em dólar subir comam brioches imbecis … eu prefiro tapioca.
Não vai acontecer nada. O Presidente continua no cargo, pois ganho efetivamente no 1.o turno. . Confiem. Sabe o que faz. O 9 dedos está devaneando em seu sonho de ditadura comunista no Pais das Maravilhas vermelhas….Deixa sonhar, e quanto mais alto for maior será o tombo.
O sujeito é ladrão, condenado em terceira instância com provas sobradas, agora, burro e idhiOt@, com um monte de iguais que o seguem, é o fim da picada, quem tiver algum em banco, se proteja, transforme em dólar e mande para conta nos USA, antes de 31/12/22.
Faz um L que melhora….
“Vai aumentar o dólar, cair a bolsa? Paciência” ??????
fala sério, é piada isso, só pode. Não da pra acreditar que esse monte vai governar o país
POR QUE O PICOLÉ DE CHUCHU ESTÁ SEMPRE COM UM SORRISINHO DE PUXA SACO?
Lula é isso aí, todo mundo já sabia.
O que me espanta é que teve JUMENTO que votou nele achando que faria algo diferente disso.
ARGENTINA DE HOJE. É O BRASIL DE AMANHÃ
IGNORANTES QUE VOTARAM NELE SOFRERÃO AS CONSEQUENCUA. E NÃO VENHAM NOS ENCHER O SACO, PEDINDO ESMOLAS