Falta de confiança na economia atinge maioria da indústria em janeiro

Levantamento da CNI mostra que o cenário se acentuou a partir das eleições
-Publicidade-
Os setores menos confiantes na economia brasileira são das Regiões Norte e Sul
Os setores menos confiantes na economia brasileira são das Regiões Norte e Sul | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Mais da metade dos setores da indústria passou a demonstrar um maior pessimismo com a economia brasileira em janeiro deste ano. O Índice de Confiança do Empresário Industrial por setor foi divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento mostra que 19 dos 29 setores consultados ficaram com o indicador abaixo dos 50 pontos, linha de corte que separa confiança da desconfiança. Foram entrevistadas mais de 2 mil empresas, sendo a maioria de pequeno e médio porte, entre os dias 3 e 13 deste mês.

Entre dezembro e janeiro, nove setores da indústria fizeram a transição de um estado de confiança para um de falta confiança. Na comparação, o índice caiu em 26 dos 29 setores analisados, em todas as regiões do Brasil e em todos os portes de empresa industrial. As maiores quedas ocorreram nas Regiões Norte e Sul do país.

-Publicidade-

Esse cenário se acentuou a partir das eleições presidenciais, no ano passado. “Desde outubro, o índice de confiança dos diferentes setores industriais vem apresentando quedas sucessivas, antecipando a perda de ritmo da atividade econômica que agora nós vemos se concretizar”, disse a economista Larissa Nocko, da CNI.

Os setores menos confiantes na economia brasileira são de informática e eletrônicos, nas áreas de plástico, madeira e máquinas equipamentos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.