Luis Stuhlberger, presidente e diretor de investimentos da Verde Asset, expressou seu arrependimento por ter confiado nas medidas fiscais do governo Lula.
“Eu me penitencio por ter acreditado que o PT teria alguma seriedade fiscal”, declarou Stuhlberger durante o Verde Day, evento anual da gestora.
Segundo o executivo, a “ficha caiu” quando o governo decidiu mudar as metas para os resultados das contas primárias dos próximos anos e encaminhou o projeto orçamentário de 2025 prevendo um aumento das despesas no limite do marco fiscal, de 2,5%, indicando um aumento de receitas de 3,5%.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Para Stuhlberger esse orçamento não passa de uma “peça de ficção”. Mas o gestor também definiu 2024 como um ano “extremamente frustrante e decepcionante”.
Stuhlberger alerta sobre a postura do Banco Central
Stuhlberger explicou que decidiu ajustar suas estratégias de investimento devido à deterioração das condições fiscais do país, após perdas no ano anterior relacionadas à situação das contas públicas.
Saiba mais: Reformas feitas por Bolsonaro e Temer ajudam o Brasil diz Stuhlberger
O executivo ressaltou a facilidade em alterar as regras fiscais e a falta de credibilidade nas políticas, que levaram a um aumento do risco fiscal.
Mesmo com a queda da inflação e a situação favorável nas contas externas do Brasil, Stuhlberger alertou que o Banco Central deve adotar uma postura mais agressiva no controle da inflação, mantendo a taxa básica de juros elevada.
Ele acredita que o Banco Central tende a endurecer sua postura, reduzindo o ritmo de cortes da Selic e adotando uma comunicação mais rígida.
Stuhlberger também mencionou as reformas prejudicadas pelas novas despesas do governo Lula, o que limita o espaço para gastos nos próximos anos.
Mudanças na carteira de investimentos de Stuhlberger e alerta para possíveis práticas fiscais questionáveis
Diante do cenário, Stuhlberger realizou mudanças em sua carteira de investimentos, trocando títulos públicos brasileiros por títulos do Tesouro dos Estados Unidos, apostando na diferença de taxas, o “spread”.
Saiba mais: Fundo Verde reduz exposição ao mercado de ações brasileiro
Ele alertou para possíveis práticas de contabilidade criativa para acomodar despesas fora do orçamento, diante da falta de margem para aumentar impostos.
Essas ações refletem a preocupação do gestor com a situação fiscal do Brasil, por causa das escolhas de política econômica do governo Lula, e suas repercussões nos investimentos.
Uai, antes TARDE do que NUNCA….Eu não votei em ninguém, ixi falei, rsrss….Meu caro não é somente você , milhares de “PETISTAS” também estão arrependidos…
O cara estava na jaula por ter sido condenado por corrupçao e somos forçados a acreditar que alguns jumentos pensavam que outro jumento iria fazer melhor que o Guedes. KKKKKKKKKK
Bom, os patetas que confiaram a ele seus investimentos agora sabem que erraram duas vezes – uma ao acreditar no Lula, outra acreditando no próprio Stuhlberger, um guru financeiro que provou ser absolutamente inconfiável.
Coitado gente, o Lula e o PT nunca governaram o país… por isso que ele não sabia! rs
Fala sério. Ninguém imaginaria, não é mesmo?
Entra na fila dos idiotas arrependidos .
TOLINHO !! SE SENTIU ENGANADO ?? É MUITA INGENUIDADE. PELO VISTO, QUEM TEM MAIS Q.I. NESSE BRASIL SAO SO 50 MILHOES DE ELEITORES; O RESTO SAO AMEBAS.
Gostei, tem como ver um idiota lulista e não gostar?
Fundo Verde já nasce pra perder.
Todo fundo woke é feito pra chover dinheiro de gente woke que defende “uma causa”.
Como é restritivo, sempre perde pois não tem a fluidez de um fundo normal, que aplica dinheiro onde ele supõe que vai ganhar.
Fundo woke só aplica dinheiro nas coisas que” acham “corretas.
Logo são “restritivos “e impedem que o negócio flua.
Quando essa bolha sai de moda, estoura e o banco fica com o dinheiro que restou e o CEO com o salário fixo do contrato e a administração, mesmo o fundo ganhando ou perdendo.
Os investidores do “Parque Temático ” ficam com o “preju”.
Daí o nome Fundo Verde.
Engana trouxa.
Realmente, vc é uma criança de 5 anos de idade. Não tinha maldade e nem maturidade alguma. De culpa, o inferno tá cheio seu… Obrigado por ter feito o L e ferrado um país inteiro para sempre…
Não adianta se arrepender . Agora tem que se virar pra tirar esse diabo do trono.
Quem mandou fazer o “L” ???
Agora engole o bolo entalado na garganta,
um gestor desta invergadura cair no conto do vigário, conta outra.
pega o boné e pede para sair.
Malandro querendo sair de fininho.
Seria ingenuidade?
Lula desde março de 2022 deixou claro como iria governar, a desgraça foi anunciada com um ano de antecedência. Por quê não acreditaram?? Agora se diz arrependido, agora é tarde, a Faria Lula há tempos perdeu a confiança.
Esperava o que? Nao da para acreditar wue essas pessoas tenham funções importantes e apoiaram um ladrao condenado