O governo Lula determinou que a Caixa Econômica Federal mude de ideia em relação à cobrança de taxa no Pix. De acordo com as informações, o Palácio do Planalto mandou, na tarde de terça-feira, 20, o banco desistir desse tipo de taxação.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou o pedido feito pelo presidente da República, que embarcou para mais uma viagem internacional na segunda-feira 19. Na Europa, o petista vai passar por Itália, França e Vaticano.
Segundo Costa, o assunto sobre a Caixa passar a cobrar — ou não — transferências via Pix de pessoas jurídicas será discutido quando Lula estiver de volta ao Brasil.
Leia mais:
“Foi pedido que suspendesse temporariamente até o presidente estar de volta semana que vem”, disse Costa, conforme informações do site G1. “Vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida”, explicou o titular da Casa Civil, que confirmou: “o presidente que pediu” a suspensão da media anteriormente anunciada pela Caixa.
Costa afirmou ainda que conversou com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. De acordo com o ministro, a executiva ficou surpresa com a repercussão do caso. “Ela não esperava que tivesse esse alcance, essa repercussão, a definição da Caixa em acompanhar os outros bancos”, disse o aliado de Lula.
Governo Lula faz Caixa suspender taxação do Pix
Decisão por ora suspensa a mando do governo Lula, a Caixa Econômica Federal tinha anunciado que começaria a cobrar taxa por transferências via Pix por parte de pessoas jurídicas, ou seja, empresas. A cobrança seria posta em prática a partir de 19 de junho, mas não valeria para Microempreendedores Individuais (MEI).
Leia também: “Governo define Banco Central como regulador de criptoativos”
O desgoverno acha que só porque ele fala as pessoas vão acreditar que quem tem CNPJ paga impostos. Sem falar nos que sonegam (sem NF, meia NF, NF de bois voadores…) e/ou recebem incentivos e isenções variadas bancadas pelo contribuinte (que o governo diz que foi ele, governo, que concedeu). Quem trabalha honestamente é heroi, embora tratado simplesmente como trouxa pelos aproveitadores do dinheiro público.
Perigo! Mais um imposto que todos os bancos não deixarão de cobrar.
O co44upto deve estar achando que cobrar só 1% sobre o valor da transação seja pouco! E deve querer aumentar tbm o público em geral,não só pessoas jurídicas! Precisam de muito.pra manter “uscumpanheru!
Eles ficam 24 horas por dia, a pensar como esfolar o contribuinte.
Gastam, gastam, né……
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. No Post anterior eu disse que a Caixa seria a primeira a perder clientes.
Não deu meia hora e estes asnos (que não fazem pesquisa de opinião), pois “a executiva ficou surpresa com a repercussão do caso”.
Rindo até agora…
Talvez tenha os sorte.