Um grupo de acionistas da Vale apresentou na segunda-feira 15 o nome de Roberto Castello Branco, que está deixando a presidência da Petrobras, para integrar o conselho de administração da mineradora. A assembleia que vai definir os novos integrantes do órgão está marcada para o dia 30 de abril.
Na reunião, devem ser aprovados os nomes que vão compor o conselho, assim como o presidente e o vice-presidente do colegiado. Além de Castello Branco, foram sugeridos os nomes de Marcelo Gasparino, Mauro Gentile Cunha e Rachel de Oliveira Maia, segundo o InfoMoney.
Leia mais: “Governo indica mais dois nomes para conselho de administração da Petrobras”
“Juntamente com alguns dos nomes oferecidos pela administração, estamos convencidos que serão capazes de energizar o conselho de administração da Vale para que ele possa de fato contribuir para superar os desafios que a empresa tem pela frente”, afirmam os acionistas em carta aberta divulgada pela própria Vale.
Além dos nomes “independentes”, também são candidatos a vagas no conselho Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho, Fernando Jorge Buso Gomes, José Mauricio Pereira Coelho,Ken Yasuhara, entre outros.
De acordo com a Vale, após análise de documentos e do histórico de todos os indicados, o conselho concluiu “que não há qualquer informação que os descaracterize como conselheiros independentes”.
Castello Branco, que já foi executivo da Vale, está deixando o comando da Petrobras e será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: “BNDES vende últimas ações da Vale e consegue R$ 11,2 bi”
Fraco. Deveriam recusar.