O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Banco Central (BC) tem de ajudar o governo a garantir o crescimento econômico do país. O petista deu a declaração nesta terça-feira, 28.
“O Banco Central também tem de nos ajudar”, afirmou Haddad. “É um organismo que tem dois braços, um ajudando ao outro. Sempre insisto nessa tese, pois dá a impressão de que um é espectador do outro. E não é assim que a política econômica tem de funcionar. São dois lados ativos, concorrendo para o mesmo propósito, que é garantir crescimento com baixa inflação.”
O posicionamento de Haddad ocorreu depois que o BC informou, durante a manhã, que a inflação brasileira é resultado de mais dinheiro injetado na economia. E que seu controle requer paciência e serenidade.
Respondendo ao Comitê de Política Monetária (Copom), Haddad justificou que só é possível obter crescimento econômico caso haja a harmonização da política fiscal, que cabe à Fazenda, com a política monetária, responsabilidade do BC.
O Copom informou que houve um aumento de gastos públicos para custear programas de transferência de renda e recompor o orçamento de áreas como a saúde e a educação.
A gestão do presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem sido alvo de diversas críticas de apoiadores do governo Lula. Os petistas atacam principalmente a independência da instituição financeira e o valor da taxa de juros.
Leia-se roubar junto com o GOVERNO. Esse PT, P SOL, PC do B e puxadinhos querem afundar a pouca dignidade de alguns bons para o Brasil!
O Banco Central não foi criado para ajudar o governo e, sim, ao Brasil.
Kkk… Parece que o coitado só leu Histórias da Carochinha.
Se analisar tecnicamente os quase três meses de desgoverno molusco, considerando suas ações, planos e promessas, a Selic já deveria estar acima de 20%… O Banco Central está sendo muito benevolente em manter este nível que aí está, ante o total caos que está este governo (não) eleito (mas “conduzido” ao cargo).
E o governo precisa parar de falar e começar a trabalhar. É para isso que trabalhamos cinco meses do ano para pagar ao governo: dar vida boa para vocês. Dilma que o diga.
O governo é péssimo, então sempre colocando a culpa em outros, o PT sendo o PT.
Haddad é um boçal nem sabe do que fala, não foi bom prefeito para SP e como ministro da economia é um desastre aéreo. Ele é tão incompetente que não conseguiria nem vender laranjas na feira.
Aonde está o plano fiscal do partidão? A picanha sai ?
Pare de comprar espaço em jornaleco a fim de panfletar asneira.
Além do MST vão chamar o PCC para abaixar a Selic?
Governo da gastança com 37 Ministérios uma quadrilha desqualificada , o BC está fazendo o seu papel, ainda bem. Haddad e Lula qdo se manifestam só falam asneiras. Um desgoverno total.
E o que esse governo que não presta fez até hoje? 4 x 4 = 16 anos irrecuperáveis..
ComunistEs de merdE.
Ele deve ter alguma demência
Errado. O BC tem que proteger o contribuinte desse desgoverno. Está cumprindo seu papel, por enquanto, e isso incomoda muito essa corja!
E assim segue a cartilha, o fracasso desse fracassado é culpa dos outros
O atual governo tem reclamado da TAXA SELIC DE 13,75 %.
O que o PT NÃO CONTA é que durante os 264 meses em que esteve no governo entre JANEIRO DE 2002 e MAIO DE 2016 ocorreram 131 REUNIÕES DO Comitê de Política Monetária (COPOM), TODAS … TODAS com um Banco Central SEM AUTONOMIA.
Dessas 131 reuniões do COPOM, em 63 delas A TAXA SELIC FOI ESTABELECIDA ACIMA DA ATUAL e em outras 41 a Taxa SELIC ficou entre 10% e 13, 50%
Disso, a conclusão que se chega, é que o problema do Lula NÃO É A SELIC… é o Roberto Campos Neto
Lá se vão 3 meses de desgoverno e nada de política fiscal. Quem não está acostumado ao trabalho, não será depois de velho que irá se acostumar.
É simples Haddad. Façam a sua parte (que é gastar menos) que o BC fará a dele( diminuir os juros).
Não cola pra ninguém que gasto é investimento.