As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em novembro, na comparação com outubro na série com ajuste sazonal, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,5% em novembro. O ajuste sazonal é um método estatístico padrão, utilizado com a finalidade de minimizar os efeitos sazonais nas séries estatísticas.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,1% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,6%, ante avanço de 0,1% até outubro.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas também caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal.
Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 1,4% em novembro.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam recuo de 0,6% no ano. No acumulado em 12 meses, houve queda de 0,8%, ante recuo de 1% até outubro.
Segundo o IBGE, em novembro, em comparação com outubro, seis das oito atividades pesquisadas tiveram queda: combustíveis e lubrificantes (-5,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), tecidos, vestuário e calçados (-0,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,3%), e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).
Os grupos que tiveram aumento das vendas foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,7%) e móveis e eletrodomésticos (2,2%).
Já o comércio varejista ampliado, em termos setoriais, na margem, apresentou dois resultados positivos em novembro, na comparação com outubro: veículos e motos, partes e peças, com 0,4%, e material de construção, com 3%.
Relacionadas
Quero que os estrangeiros LIXEM-SE ….. investidores brasileiros—- A Bolsa vai DESPENCAR até o final desses mês….Realizam o lucro ou o pequeno prejuízo….JÁ. Caso o prejuízo acumulado for grande desde 2019…. ESQUECE a bolsa em 2023.. Em 2024…com Alckmin e reforma política com voto distrital PURO e impressão dos votos…. A bolsa explode! A Bolsa é a próxima a ser “vandalizada” por esses 37 …quase 40 Ladroes e seu líder raivoso.. luladrão HECATOMBE PERFEITA vai abreviar essa fraude eleitoral comandada pelo stf fraudadores