O Ibovespa encerrou o pregão com a cotação em 105 mil pontos nesta quinta-feira, 9. Assim, o indicador mais importante da Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou o dia com queda de 1,4%. Ao mesmo tempo, o dólar fechou praticamente estável, valendo R$ 5,14.
Relacionadas
As marcas atingidas no Brasil ocorreram em meio aos resultados negativos do mercado norte-americano. Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram 1,7%, 1,8% e 2%.
Os investidores dos EUA ficaram apreensivos com as quedas dos bancos norte-americanos, movimento que repercutiu no Ibovespa, ajudando para a queda na cotação do indicador. Além disso, o mercado aguarda a apresentação do governo brasileiro do novo arcabouço fiscal do país.
A sustentabilidade fiscal brasileira é uma das preocupações dos investidores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu declarações que mostram não ser essa uma das prioridades do governo.
Contudo, Simone Tebet, ministra do Planejamento, falou hoje que o governo “vai agradar a todos, inclusive o mercado”. A declaração foi feita depois de uma reunião com Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
Leia também: “A cena do crime”, artigo de J.R. Guzzo para a Edição 144 da Revista Oeste
Voltar a crescer, os numeros estão ai para mostrar o contrário, a unica coisa que cresceu foi os ministerios e a incompetencia. Quem duvidar pesquise, a matemática não mente. Salva nós meu Deus.