Inflação desacelera para todas as faixas de renda em janeiro

Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
-Publicidade-
O cálculo da inflação para as famílias é feito pelo Ipea
O cálculo da inflação para as famílias é feito pelo Ipea | Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A inflação está desacelerando para todas as faixas de renda no Brasil. A constatação aparece em um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão divulgou os dados nesta terça-feira, 15.

De acordo com o Ipea, a inflação mais expressiva para o mês de janeiro aparece para as famílias com “renda mais baixa” (0,63%) e o menor valor ficou com as de “renda mais alta” (0,34%). Em todos os casos, o valores são menores que o resultado mais baixo do mês anterior: 0,70%, listado para as famílias “renda média” e “média alta”.

Contudo, quando a comparação é feita com janeiro de 2021, o cenário ainda é de elevação. “Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta da inflação para todas as faixas, sendo que o impacto foi maior para a classe de renda mais baixa, cuja inflação em janeiro deste ano (0,63%) foi o triplo da apontada em janeiro de 2021 (0,21%)”, disse Maria Andreia Lameiras, pesquisadora do Ipea.

-Publicidade-

Inflação acumulada

Considerando o intervalo janeiro a janeiro, os números indicam a inflação em valores entre 9,6% e 10,5%.

“No acumulado em 12 meses, as famílias de renda média baixa tiveram a maior alta inflacionária, uma taxa de 10,8%, pouco superior à registrada pela faixa de renda muito baixa (10,5%) e acima da faixa de renda alta (9,6%)”, informou o Ipea.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.