Aos 81 anos, o empresário Jorge Paulo Lemann está deixando o Conselho de Administração da gigante global de alimentos Kraft Heinz, informa a Bloomberg. Em 2015, ele se juntou ao megainvestidor norte-americano Warren Buffett para criar a empresa por meio de uma fusão entre a H.J. Heinz e o Kraft Foods Group.
De acordo com a companhia, Lemann “decidiu reduzir seus compromissos com viagens e não buscará a reeleição” para o conselho. O comunicado informa que a saída do empresário “não é o resultado de qualquer desacordo com a administração”.
Leia mais: “Empresa de Jorge Paulo Lemann compra 51 escolas de uma só vez”
O vice-presidente sênior de assuntos corporativos da Kraft Heinz, Michael Mullen, agradeceu a Lemann, em nota, “por suas inúmeras contribuições inestimáveis que terão um impacto duradouro nos próximos anos”.
Além da Kraft Heinz, Lemann tem participações na Anheuser-Busch InBev NV e na Restaurant Brands International. Segundo o Índice Bloomberg Billionaires, ele acumula uma fortuna avaliada em US$ 22 bilhões, liderando o ranking dos mais ricos do Brasil.
Leia também: “Lemann defende fim da polarização no Brasil”
Em 2019, a Kraft Hainz sofreu uma baixa contábil de US$ 15 bilhões, o que causou forte impacto e mudou algumas estratégias da empresa. Nos últimos meses, a companhia esboçou uma recuperação — impulsionada pelo fato de que muitas pessoas passaram a estocar alimentos embalados, em meio à pandemia de covid-19. Desde março do ano passado, as ações da Kraft se valorizaram em mais de 50%.
A indicação do substituto de Lemann no conselho será feita pela 3G Capital, detentora de 20% da empresa.