publicidade
Economia

Justiça mantém multa contra Casas Bahia por uso irregular de marca

O caso ganhou destaque depois que a Vlog, que possui registro no Inpi, descobriu que a Casas Bahia havia criado a VVLog

Casas Bahia
O caso segue agora para a fase de liquidação de sentença, quando o juiz definirá os valores da indenização e aplicará a multa | Foto: divulgação/Casas Bahia

Reclamações de consumidores insatisfeitos e confusões no atendimento têm marcado a disputa judicial entre a Vlog Logística e o grupo Casas Bahia, devido à semelhança entre as marcas utilizadas pelas empresas.

O caso ganhou destaque depois que a Vlog, que possui o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), descobriu que a Casas Bahia havia criado a VVLog, mesmo diante de oposição e alerta da autarquia federal.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

No início do ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) determinou que a Casas Bahia deixasse de usar a marca VVLog e impôs uma multa diária de R$ 3 mil, limitada a R$ 1 milhão, além do pagamento de danos morais e materiais à Vlog Logística.

A decisão judicial também levou em consideração o relato de que o próprio serviço de atendimento ao consumidor da Casas Bahia direcionava clientes insatisfeitos para a empresa errada, agravando o problema.

Problema persistiu mesmo depois de a Casas Bahia mudar a marca

Mesmo depois da mudança de nome da VVLog para Asap Logística e, posteriormente, para CBFull, a confusão entre as empresas persistiu.

A Vlog Logística afirmou nos autos que as reclamações continuaram e solicitou, entre outros pedidos, a revisão dos valores da ação e uma retratação pública.

Já a Casas Bahia alegaram não serem responsáveis diretamente, por apenas integrarem o mesmo grupo econômico da VVLog.

Justiça negou pedidos das empresas

Na decisão mais recente, a Justiça rejeitou o pedido da Vlog por retratação pública e recusou a solicitação da Casas Bahia para sair do processo.

O caso segue agora para a fase de liquidação de sentença, quando o juiz definirá os valores da indenização e aplicará a multa.

Leia também: “O rolo compressor de Donald Trump”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 279 da Revista Oeste

Ao jornal Metrópoles, a Casas Bahia disse que não se manifesta sobre ações judiciais em andamento.

Apesar de não comentar o processo, a empresa ressaltou que, em 2024, unificou suas marcas de logística – Asaplog e CNT – sob o nome CBFull.

A mudança, segundo a empresa, foi comunicada ao mercado por meio de Fato Relevante.

Leia mais:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade