Analistas de mercado reduziram mais uma vez as projeções de inflação neste ano e em 2023. Além disso, elevaram a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, de acordo com a pesquisa semanal do Banco Central com cerca de cem instituições financeiras, divulgada nesta segunda-feira, 19.
O relatório Focus mostra, agora, um Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação, de 6% neste ano. Há uma semana, a projeção era de um IPCA de 6,4%.
A queda na projeção da inflação reflete uma redução da projeção dos preços administrados no ano (de -2,94% para -4,16%) e o anúncio da Petrobras de mais uma redução de preços, desta vez do gás de cozinha (-4,73%).
Para o ano que vem, os analistas projetam um IPCA de 5,01%, abaixo dos 5,17% estimados há uma semana.
Os prognósticos para 2022 e 2023 seguem acima do centro da meta para os dois anos — 3,50% e 3,25%, mas estão em redução constante há 12 semanas, como consequência da redução dos preços no Brasil, decorrentes das medidas de desoneração adotadas pelo governo federal e no exterior.
A estimativa para a alta do PIB deste ano passou de 2,39% na semana passada para 2,65%, enquanto a projeção para o ano que vem foi mantida em 0,50%. O número para 2022 está alinhado com o previsto pela equipe econômica do governo, de 2,7%. Para 2023, no entanto, o Ministério da Economia está bem mais otimista, vendo um crescimento de 2,5%.
O mercado também elevou a projeção para o déficit em transações correntes neste ano e no próximo, ao prever um superávit comercial menor em 2022.
Segundo o Banco Central, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Divulgado toda segunda-feira, o documento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Cadê o psolista infiltrado aqui na Revista só pra dar o “deslike”?! Vai dizer que queda da inflação e aumento do PIB é “notícia ruim”?!
A esquerda quer a desgraça, vide os vizinhos….são os cupins , destroem Td.
É por essas e outras que a esquerda pira kkkkkk